Campos: Dia Laranja mobiliza população pelo fim da violência contra a mulher

Campos: Dia Laranja mobiliza população pelo fim da violência contra a mulher

Duas ações educativas e uma campanha pelo Dia Laranja nas redes sociais foram realizadas nesta quinta-feira (25) para marcar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, 25 de Novembro. As blitzen foram realizadas de manhã e à tarde no cruzamento das ruas dos Goytacazes (Rua do Gás) com José Francisco Sanguedo (Aquidaban), em frente ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Mercedes Baptista. As ações fazem parte dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.   A mobilização contou com a participação da primeira-dama, Tassiana Oliveira; do comércio; de servidores da prefeitura e, ainda, pessoas ligadas à causa em favor das mulheres. 

 

A subsecretaria também participou de uma missa na Catedral do Santíssimo Salvador, no Centro, pelas vítimas de feminicídio do município, e de um evento no Sindicato dos Bancários, com a presença da gerente de Políticas Públicas para Mulheres, Patrícia Cabral; da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), Edna Calheiros; do vereador Diego Dias, membro do Conselho Municipal da Mulher na Câmara, entre outras autoridades. 

 

Entre os temas abordados pela presidente do Cedim, ela ressaltou também os impactos sociais e econômicos que as mulheres tiveram durante a pandemia. “A mais afetada na questão da perda de emprego e garantias de sobrevivência foram as mulheres”, disse Edna, que também falou sobre feminicídio e os índices de violência doméstica envolvendo as mulheres no período de isolamento social. O evento foi uma iniciativa foi da ex-presidente do antigo Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Niam), Vera Coutinho, que funcionou no mesmo local onde, atualmente, funciona o Ceam. Ela também uma das idealizadoras do movimento das mulheres.

 

Programação da Subsecretaria - A programação começou no último dia 08 com a vinda do Ônibus Lilás, oferecendo vários serviços, como atendimentos jurídico e psicológico, em uma parceria com o Governo do Estado. A campanha, que segue até o dia 10 de dezembro, também inclui datas como o dia da Consciência Negra, no último dia 20, considerado dia de dupla vulnerabilidade para a mulher negra. 

Outras datas importantes também são marcadas no início de dezembro. No dia 1º, Dia Mundial de Combate à Aids e, no dia 06, acontece a Campanha do Laço Branco, uma mobilização que envolve os homens pelo fim da violência contra as mulheres. Os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, inicialmente, eram realizados em 16 Dias, a partir do dia 25 de novembro, mas no Brasil passou a incluir o Dia da Consciência Negra, tendo início no dia 20.

Por Jornal da República em 25/11/2021
Aguarde..