Carnaval 2023: Operação da SEOP e da GM-Rio contará com quatro mil agentes nos seis dias de folia no Sambódromo e no Carnaval de Rua

Na Nova Intendente será empregado um efetivo de 455 agentes nas ações de controle urbano e de trânsito

Carnaval 2023: Operação da SEOP e da GM-Rio contará com quatro mil agentes nos seis dias de folia no Sambódromo e no Carnaval de Rua

A operação especial da Secretaria de Ordem Pública (SEOP) e da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) para o carnaval 2023, que irá acontecer de 17 a 26 de fevereiro, vai contar com o emprego de quatro mil agentes.

Do total do efetivo, 1.481 guardas municipais atuarão exclusivamente nas ações de trânsito, além de também operarem nos bloqueios estabelecidos pela CET-Rio no entorno da Passarela do Samba e da Nova Intendente, também para o deslocamento dos carros alegóricos, e nos trajetos dos blocos, com foco na segurança viária e na diminuição de impactos no trânsito.

"A Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal terão quatro mil agentes ao longo desse período do carnaval para cuidar do ordenamento da cidade, dando uma atenção especial ao aeroporto, rodoviária, praias e as áreas em que os blocos vão desfilar, cuidando tanto do comércio ambulante para valorizar aqueles credenciados, coibindo a venda de garrafas de vidros, grandes estruturas para dar segurança e mobilidade para as pessoas. Iremos atuar também no entorno do Sambódromo, atuando nos bloqueios de trânsito dando fluidez para passagem de veículos e segurança para a passagem de pedestres. Além disso, teremos outros eventos acontecendo na cidade nesse período, como o Rio Open e o Campeonato Carioca de futebol. São várias frentes de atuação exigindo um planejamento, uma complexa gama de atividades e nós estamos preparados para proporcionar ao carioca e turista um carnaval com ordenamento na cidade do Rio de Janeiro", o Secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale. 

SAMBÓDROMO - A Operação Carnaval 2023 começa na sexta-feira, dia 17, a partir das 9h. A Seop vai contar com as equipes da Subsecretaria de Fiscalização e Coordenadoria de Controle Urbano para fiscalizar ambulantes ilegais e fixos no entorno da Sapucaí. A GM vai realizar ações preventivas de monitoramento e fiscalização de trânsito.

Durante a operação, as equipes da GM-Rio também atuarão na área externa e na área interna do Sambódromo para promover o ordenamento urbano e a segurança dos foliões, além de prestar auxílio em situações emergências. No interior do Sambódromo, as equipes atuarão no entorno dos postos de saúde que serão montados no local e também no controle da área de dispersão.

Na área externa, o foco da atuação será em suporte aos bloqueios viários e também às ações dos fiscais da Subsecretaria de Operações e da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) na fiscalização de comércio ambulante. Os guardas municipais ainda atuarão na coerção a delitos, promovendo ações de patrulhamento preventivo. As equipes da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC) e Gerência de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (GFer) vão atuar no entorno para coibir as vans piratas e os estacionamento irregulares.

A GM-Rio também atuará na fiscalização da área de manobra dos carros alegóricos que acessam a Sapucaí durante o desfile, na Avenida Frei Caneca e ruas de interseção. A ação acontece desde o ano passado em cumprimento a determinação de portaria expedida pela 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso.

O documento estabelece no artigo 12, inciso 6, que nas esquinas das ruas transversais à Rua Frei Caneca haverá fiscalização realizada por viaturas da GM-Rio e da Polícia Militar, sem prejuízo das equipes de segurança das agremiações. As ruas incluídas no perímetro de atuação também estão definidas no documento. 

Haverá ainda a distribuição de pulseiras de identificação para crianças durante o desfile das Escolas de Samba. A ação será realizada pelos guardas do Grupamento de Ronda Escolar (GRE). 

"Neste ano, temos o retorno dos blocos desfilando pela cidade e também temos uma Nova Intendente, além dos desfiles no Sambódromo. Estamos preparados. A nossa operação está com força total para cuidar do ordenamento urbano e da mobilidade na cidade nesses dias festivos, para que haja segurança tanto para os foliões quanto para aqueles que estarão trabalhando ou circulando pela cidade", fala o Inspetor Geral José Ricardo Soares.  

CARNAVAL DE RUA – Com a retomada dos desfiles dos blocos que compreende o Carnaval de Rua, a projeção da GM-Rio é do emprego de mil guardas a cada final de semana, de sexta a domingo e também nos dias de folia. Os desfiles já vêm acontecendo desde o final de janeiro. As equipes da GM-Rio atuam desde a concentração dos blocos e também no trajeto e o encerramento, para que seja realizado de forma segura e ordenada. É dada uma atenção especial ao trânsito, para prevenir acidentes e promover a fluidez e a mobilidade urbana após a dispersão. As equipes da GM-Rio estão atuando ainda em apoio às ações da SEOP para coibir o comércio ambulante sem autorização, em especial no caso da venda de garrafas de vidro, devido ao potencial de provocar acidentes graves.

NOVA INTENDENTE - A operação também contemplará o tradicional desfile (Grupo de Avaliação e das séries Bronze e Prata) da Intendente Magalhães, que neste ano passou a se chamar Nova Intendente devido a mudança do trajeto, agora realizado na Avenida Ernani Cardoso. O efetivo empregado será de 455 guardas municipais, empregados na operação e monitoramento do trânsito, operando os bloqueios viários determinados pela CET-Rio, e também com foco no ordenamento urbano e segurança dos foliões.  

Também farão parte da operação carnaval da Secretaria de Ordem Pública o BRT Seguro, Rio+Seguro e Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização.

Da Editoria Última Hora / Ascom / Imagem: Redes

 

Por Jornal da República em 19/02/2023
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Castro inaugura Centro de Traumatologia do hospital Adão Pereira Nunes e praça em homenagem ao Zeca Pagodinho, em Duque de Caxias
25 de Setembro de 2023

Castro inaugura Centro de Traumatologia do hospital Adão Pereira Nunes e praça em homenagem ao Zeca Pagodinho, em Duque de Caxias

A produção artesanal de queijos no Rio de Janeiro: uma fusão de tradição e inovação
05 de Novembro de 2023

A produção artesanal de queijos no Rio de Janeiro: uma fusão de tradição e inovação

Prefeitura do Rio comemora Dia da Consciência Negra com inúmeras atividades
19 de Novembro de 2021

Prefeitura do Rio comemora Dia da Consciência Negra com inúmeras atividades

Niterói avança na implantação de ciclovias na Região Oceânica
26 de Julho de 2022

Niterói avança na implantação de ciclovias na Região Oceânica

Aguarde..