Carta Aberta da Museologia Social - Abaixo assinado sobre editais públicos para museus

CARTA MUSEOLOGIA SOCIAL RJ SOBRE EDITAIS PÚBLICOS PARA MUSEUS DIANTE DA LEI PAULO GUSTAVO. 

Carta Aberta da Museologia Social - Abaixo assinado sobre editais públicos para museus

A museologia é a área do conhecimento que se ocupa de estudar e preservar o patrimônio histórico, artístico e cultural de uma sociedade. É a ciência responsável por identificar, catalogar e organizar acervos artísticos e históricos.

A museologia é importante para a cidade porque os museus e monumentos são parte integrante do processo de promoção das identidades e da cidadania. A maneira com que os museus e monumentos estão inseridos na sociedade civil e seu poder de produzir códigos e valores culturais podem melhorar a saúde cultural, a autoestima e a qualidade de interação social.

Esses elementos são indispensáveis à construção de cidades saudáveis.

 

CARTA ABERTA

-Nós, museus comunitários do estado do Rio de Janeiro, congregados na Rede de Museologia Social do Estado do Rio de Janeiro (Remus-RJ), declaramos a comunidade cultural fluminense, a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro e ao Conselho Estadual de Cultura e seus congêneres municipais que consideramos ESTRATRÉGICO E URGENTE a apresentação de editais públicos voltados aos museus em geral e a museologia social em particular.

É fundamental entender que o fortalecimento das plataformas de cidadania e inclusão que os museus comunitários representam em territórios periféricos são estratégicas como componente do fortalecimento de políticas públicas culturais que invistam no combate à desigualdade social.

A Museologia Social e os museus comunitários que compõe a Remus-RJ espalhados no território fluminense e sua enorme rede de simpatizantes e colaboradores reafirmam então a necessidade da consolidação desses fomentos públicos e em particular agora imediatamente apresentados através da Lei Paulo Gustavo e da Lei Aldir Blanc 2, tanto no âmbito estadual quanto municipal.

Os museus são ferramentas de encantamento, identidade e de cidadania. Toda política pública de fortalecimento desse campo cultural é, ao fundo, política de fortalecimento da sociedade brasileira como um todo.  Assim deixamos aqui abaixo assinado, as reivindicações acima colocadas, reivindicando a importância da inclusão do campo da museologia e da museologia social no contexto das políticas publicas aqui citadas.

Apoio Cultural: "Museu Vivo de Areia Branca de Belford Roxo-RJ" - Rede REMUS - Museu da Capoeira - Clio

Por Coluna Arinos Monge em 28/05/2023
Aguarde..