Casa de inovação Ziraldo, em Queimados, forma primeira turma na próxima segunda-feira

Alunos têm projetos focados no futuro

Casa de inovação Ziraldo, em Queimados, forma primeira turma na próxima segunda-feira

Inaugurada em 28 de junho pela Prefeitura em homenagem ao “Menino Maluquinho” mais amado do Brasil, a Casa de Inovação Ziraldo forma seus primeiros 234 alunos.

Baseada na premissa do multiartista Ziraldo de que “O FUTURO É FEITO DE MUITOS HOJES”, a Casa de inovação implementou o projeto que por objetivo  garantir que os estudantes da rede pública tenham acesso às novas tendências do mercado de trabalho. Para oferece  de forma totalmente gratuita cursos nas áreas de Introdução à Robótica, Programação de Games, Criação de Aplicativos, Digital Influencer, Introdução ao Mundo Digital e Fundamentos de Pacote Office.

Pensando também nos moradores do município que estão em outras faixas etárias, como jovens, adultos e idosos, a Prefeitura ampliou a cartela de ofertas, promovendo os cursos Marketing Digital 18+ e Inclusão Digital 50+, destinados ao público com mais de 50 anos, visando os capacitar no uso de tecnologias digitais, além de atender  pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade social e aquelas atendidas pelos programas de assistência social do município. 

SUGESTÃO DE PERSONAGENS: 

ARLETE CRISTO GUERRA CARVALHO  - 61 anos
Aluna da turma de Inclusão Digital 50+.
PROJETO FINAL DE DONA ARLETE: 
 "Tecnologia em sua vida", refletindo sobre como as ferramentas digitais têm transformado sua rotina e ampliado suas possibilidades.
Ela tem se destacado pela  dedicação e entusiasmo em aprender as ferramentas digitais, demonstrando que nunca é tarde para adquirir novas habilidades.
O curso de Inclusão Digital 50+ tem como objetivo capacitar os alunos no uso seguro do computador, tornando-os aptos a realizar a digitação e edição de textos básicos, confecção de planilhas eletrônicas, elaboração de apresentações com efeitos gráficos e o uso seguro de aplicativos úteis ao dia a dia. Dessa forma, o curso visa promover a independência e o empoderamento digital, essencial para o cotidiano moderno.

KHAUÃ WILLIAN CAMPOS  GONÇALVES – 14 anos
Aluno da turma de Introdução à Robótica Teens.
Khauã está desenvolvendo seu trabalho final com o tema "Monitor de batimento cardíaco", aplicando todo o conhecimento adquirido ao longo do curso para criar um projeto inovador e funcional.
Portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), Khauã não apenas superou desafios pessoais, mas também se destacou como um dos alunos mais brilhantes do curso.

Khauã Willian Campos Gonçalves, com 14 anos, mora no bairro Belmonte, é um exemplo inspirador na turma de Introdução à Robótica Teens.  O curso de Introdução à Robótica Teens tem como objetivo capacitar os aprendentes em competências técnicas relacionadas à robótica, abrangendo áreas como eletrônica, lógica de programação, mecânica e o movimento Maker, com enfoque em aulas práticas de prototipagem. Khauã, com sua atenção meticulosa aos detalhes e curiosidade aguçada, tem demonstrado um domínio surpreendente dessas habilidades.
INGRID SENRA BINOTTE -   30 anos
Aluno da turma de Marketing Digital
Projeto "Casa de festa inclusiva (Projeto Somar)", onde aplica de maneira inovadora os conceitos aprendidos para criar um projeto que valoriza a inclusão e o bem-estar.
Ingrid Senra Binotte,  30 anos, mora no bairro Jardim Alzira, e  é uma aluna de grande destaque  na turma de Marketing Digital. Com dedicação e criatividade, Ingrid desenvolveu um excelente trabalho ao longo do curso, mostrando grande habilidade na aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Atualmente, Ingrid está desenvolvendo seu trabalho final do curso com o tema "Casa de festa inclusiva (Projeto Somar)", onde aplica de maneira inovadora os conceitos aprendidos para criar um projeto que valoriza a inclusão e o bem-estar. Seu comprometimento e visão estratégica fizeram dela uma referência na turma, inspirando seus colegas e contribuindo para o sucesso do curso. 

BRENDO GABRIEL NERI DE BRITO DOS SANTOS  16 anos
Aluno da turma de Programação de Games Teens
Projeto "Jogo  de Zumbis", onde está aplicando tudo o que aprendeu para criar um jogo envolvente e bem estruturado.

Brendo  tem 16 anos, mora no bairro Vila Camarim, é um aluno que se destaca na turma de Programação de Games Teens. Apaixonado por tecnologia e jogos,  tem demonstrado grande habilidade e criatividade ao longo do curso, consolidando-se como um dos alunos mais promissores.
Atualmente,  está trabalhando em seu projeto final com o tema "Jogo de Zumbis", onde está aplicando tudo o que aprendeu para criar um jogo envolvente e bem estruturado. Sua capacidade de enfrentar problemas complexos e sua criatividade o tornaram um exemplo para seus colegas, mostrando que o desenvolvimento de games é uma arte que requer tanto técnica quanto imaginação. 
GUSTAVO HENRIQUE SANTOS FREITAS – 13 anos
Aluno da turma de Robótica Teens 
Desenvolve junto com  Khauã William, o  projeto "Monitor de batimento cardíaco", onde Gustavo tem se sobressaído por sua liderança natural, criatividade e capacidade de inovar.

Gustavo  tem 13 anos, mora no do bairro Belmonte e se destaca por suas altas habilidades na turma de Robótica Teens. Demonstrando uma compreensão excepcional das competências técnicas necessárias para o desenvolvimento em robótica, Gustavo tem sido uma referência no curso.
Atualmente, Gustavo está desenvolvendo seu trabalho de conclusão de curso no mesmo grupo do aluno Khauã Willian Campos Gonçalves, que também é um destaque da turma. Juntos, estão trabalhando no projeto "Monitor de batimento cardíaco", onde Gustavo tem se sobressaído por sua liderança natural, criatividade e capacidade de inovar.

 

Por Jornal da República em 29/08/2024
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