Casa G20: Pai da Economia Azul apresenta oportunidades para o Governo do Rio potencializar desenvolvimento sustentável

Economista belga Gunter Pauli lança livro que tem o Rio de Janeiro como exemplo para economia competitiva, de recuperação de recursos naturais e de gestão social

Casa G20: Pai da Economia Azul apresenta oportunidades para o Governo do Rio potencializar desenvolvimento sustentável

É possível tornar o Rio de Janeiro mais maravilhoso, irresistível e inspirador? Segundo o economista belga Gunter Pauli, além de ser possível, o estado está pronto para assumir a liderança política e dar os próximos passos na direção de uma economia competitiva, que recupera os recursos naturais e atende às questões sociais. Os caminhos para tornar isso realidade deram origem ao livro “Envigorando o Rio de Janeiro - como surge uma nova economia competitiva que recupera o ecossistema ao mesmo tempo que aborda necessidades sociais urgentes”, lançado nesta terça-feira (26), na Casa G20, em Ipanema, Zona Sul do Rio.  

A produção conta com a participação do Professor Lúcio Brusch e é fruto de um trabalho iniciado em janeiro, na Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade. Após o lançamento do livro, com palestra que debateu os temas abordados, o material será disponibilizado gratuitamente no site da Secretaria. Para o secretário do Ambiente, Bernardo Rossi, é uma honra e um orgulho para o Rio de Janeiro contar com a atenção e contribuição de Gunter Pauli.

– O Gunter poderia estar em qualquer outro lugar do mundo, mas escolheu o Rio de Janeiro, que é tão diverso em suas riquezas naturais e questões sociais. Não se trata de projetos-pilotos, mas de indicações já existentes e que geram impacto econômico na vida de milhões de pessoas e podem ser aplicados aqui -- disse Rossi.

O livro, com mais de 200 páginas, está organizado em 15 capítulos e dividido em cinco blocos de assuntos: a contextualização das abordagens, a  economia azul e as novas economias do mar, comportamento do consumidor, as florestas do Rio de Janeiro como potencial econômico e, por fim, economia energética.

Gunter Pauli afirma que o livro “Envigorando o Rio” é um convite aos cidadãos criativos e ousados do Estado do Rio de Janeiro a criar o caminho revigorante para o futuro que todos esperam.


Quem é Gunter Pauli

Gunter Pauli é um economista belga, criador do conceito Economia Azul, uma vez que foi o primeiro a escrever sobre esta ideia em 2009, no seu best-seller “A Economia Azul”, com mais de 1.4 milhão de exemplares vendidos. 

É considerado o "o Steve Jobs da sustentabilidade" por  incentivar novos modelos de negócios para comunidades, com retornos sólidos para os investidores e economia regenerativa do meio ambiente. Seus esforços abrangem negócios, cultura, ciência e educação. Ele passou dez anos projetando métodos de aprendizagem inovadores, que foram testados, usados e apresentaram resultados positivos com mais de 300 mil crianças e 8 mil professores, no Brasil, Colômbia, Egito, Japão, Alemanha e África do Sul.

 

Por Jornal da República em 26/03/2024
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Lula e a Autonomia do Banco Central: Uma Análise Crítica
06 de Julho de 2024

Lula e a Autonomia do Banco Central: Uma Análise Crítica

Juros do cartão de crédito rotativo sobem para 438,4% ao ano
30 de Outubro de 2024

Juros do cartão de crédito rotativo sobem para 438,4% ao ano

Câmara Temática de Agrocarbono Sustentável começa em março
05 de Fevereiro de 2024

Câmara Temática de Agrocarbono Sustentável começa em março

Relatório diz que mineração viveu
27 de Março de 2023

Relatório diz que mineração viveu "anos dourados" no governo Bolsonaro

Aguarde..