Casa Museu Ema Klabin tem programação especial no Aniversário de São Paulo

Casa Museu Ema Klabin tem programação especial no Aniversário de São Paulo

No dia 25 de janeiro, feriado de aniversário de 471 anos da cidade de São Paulo, a Casa Museu Ema Klabin realizará o lançamento do catálogo da exposição América pré-colombiana: corpo e território e um show especial da cantora peruana Martha Galdos, intitulado "Voz, Natureza e Mito". Acompanhada por Jorge Bento na percussão e Aldair Navarro no violão, Martha Galdos apresentará ao público uma mistura de ritmos peruanos, andinos, mexicanos e afro-peruanos.

O catálogo da exposição América pré-colombiana: corpo e território oferece uma análise aprofundada dos temas abordados, com textos de Paulo de Freitas Costa, curador da Casa Museu Ema Klabin; Daniela La Chioma e Emerson Nobre, curadores da exposição; Cristiane Alves, coordenadora do educativo da Casa Museu Ema Klabin; e da Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY).

A publicação também traz fotos de Nelson Kon que documentam a mostra. O lançamento será na área de eventos da Casa Museu Ema Klabin, onde os autores farão uma breve apresentação sobre seus textos e em seguida será realizado o show de Martha Galdos. 

O catálogo será distribuído gratuitamente com objetivo de enriquecer a experiência do visitante e o guiar na compreensão da relação entre a exposição, as escolhas curatoriais e o contexto artístico e histórico da mostra em cartaz até o dia 23 de fevereiro de 2025, de quarta a domingo, das 11h às 17h. A distribuição será restrita a um exemplar por pessoa, sendo sugerida a contribuição voluntária do público para apoiar as atividades da casa museu.

Sobre a exposição

A exposição América pré-colombiana: corpo e território apresenta mais de 90 peças arqueológicas de diversas civilizações pré-colombianas que habitaram as Américas por mais de 15 séculos. Com curadoria de Daniela La Chioma e Emerson Nobre, a exposição explora a diversidade cultural e as concepções sobre corporalidade dos povos originários por meio de três eixos narrativos: corpo, mito e natureza, e sonoridades. São apresentadas peças datadas entre 1800 a.C e 1750 d.C, produzidas em cerâmica, metais, têxteis, pedra e concha. Muitos destes artefatos estão expostos pela primeira vez.
Com apoio da Klabin S.A., a exposição reúne peças da Coleção Ema Klabin, do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE-USP), da Coleção Ivani e Jorge Yunes e de coleções particulares.

Legado de Ema Klabin
No dia 25 de janeiro, além do aniversário de São Paulo, comemora-se também o aniversário de Ema Klabin (25/01/1907 a 27/01/1994), empresária e colecionadora que teve uma significativa atuação nas manifestações e instituições culturais da cidade de São Paulo. 
A residência onde ela viveu de 1961 a 1994 é uma das poucas casas museus de colecionador no Brasil com ambientes preservados. A Coleção Ema Klabin inclui obras de artistas como Marc Chagall, Frans Post, Tarsila do Amaral e Candido Portinari, além de artes decorativas, peças arqueológicas e livros raros, abrangendo 35 séculos de culturas variadas. O jardim da casa museu foi projetado por Roberto Burle Marx e a decoração é de Terri Della Stufa.
A programação cultural da casa museu reflete a atuação de Ema Klabin nas áreas de música e arte em São Paulo. Além das visitas, o museu realiza exposições temporárias, séries de arte contemporânea, cursos, palestras, oficinas e apresentações de música, dança e teatro. 

Serviço
Lançamento do catálogo da exposição América pré-colombiana: corpo e território e show de Martha Galdos
25 de janeiro de 2025
15h
R. Portugal, 43 – Jd. Europa, São Paulo
Gratuita, com 100 lugares por ordem de chegada
Visita à exposição América pré-colombiana: corpo e território – até 23 de fevereiro de 2025 – de quarta a domingo, das 11h às 17h.

Por Jornal da República em 22/01/2025
Aguarde..