Casais formalizam união estável neste Dia dos Namorados em sistema drive-thru

Casais formalizam união estável neste Dia dos Namorados em sistema drive-thru

Neste sábado, Dia dos Namorados, o 15º Ofício de Notas, maior cartório de notas do estado, promoveu uma ação para os apaixonados que queriam formalizar a relação: o drive-thru do amor. Casais que foram à unidade da Barra da Tijuca para declarar união estável ganharam bouquet de flores e chocolate. Com as medidas de isolamento provocadas pela pandemia, o 15º Ofício adotou o sistema drive-thru realizando diversos tipos de procedimentos extrajudiciais, inclusive, uniões estáveis. 

– Queríamos há tempos oficializar a nossa união, mas estava com medo de ir a um cartório e me expor à contaminação pela Covid-19. Com esse sistema de drive-thru, tudo ficou mais fácil e seguro. E que data poderia ser melhor para celebrar o nosso amor do que o Dia dos Namorados? – perguntou Ana Paula Ferreira Alves.

Às 10 horas deste sábado, Ana Paula e seu companheiro Marco Aurélio de Oliveira declararam a união sem precisar sequer sair do seu carro. Como testemunha da troca de alianças e da assinatura no livro notarial, o filho do casal, Miguel, de 5 anos, que ficou todo o tempo no banco de trás e adorou participar. Não só pela alegria dos pais, mas também porque recebeu chocolates na hora da comemoração.

– Quando a pandemia passar, queremos fazer um bolo para celebrar com a família e os amigos. Mas, por enquanto, vamos apenas compartilhar fotos e vídeos desse dia tão feliz – afirmou Ana Paula.

Mais de um ano após o início da pandemia, os números mostram que muitos casais como Ana Paula e Marco Aurélio buscam, em meio a tantas incertezas geradas pela Covid-19, um pouco de segurança em suas relações. Levantamento realizado pelo 15º Ofício de Notas mostra que a quantidade de declarações de uniões estáveis cresceu 9,5% se comparados o primeiro trimestre de 2020 com o mesmo período deste ano. Um acordo extrajudicial que garante às partes os mesmos direitos e deveres previstos no casamento civil em diversos aspectos como guarda dos filhos e partilha de bens.

– Ficamos felizes ao perceber que muitos casais buscam em seus relacionamentos a força para enfrentar esse momento difícil. Cabe a nós do cartório viabilizar da melhor maneira possível esse desejo de união, apresentando opções seguras de atendimento – afirma Michelle Novaes, substituta legal do 15º Ofício de Notas.

Da Redação 

Por Jornal da República em 12/06/2021
Aguarde..