Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o deputado estadual Léo Vieira (PSC) faz campanha para donos de cães e gatos levarem seus pets para castração. Um ônibus do programa RJPET está no estacionamento do Supermarket da Pavuna - Avenida Srg. de Milícias, 41.
Para ter acesso ao serviço, é preciso fazer cadastro e agendamento no site rjpet.com.br. O castramóvel está atendendo felinos segunda e sexta-feira; cadelas às terças e quintas, e cães machos na quarta-feira. O ônibus ficará até o dia 6 de abril no local, funcionando das 8h às 14h.
“Quem tem um animalzinho e ainda não castrou, essa é a oportunidade. Além de reduzir o risco de doenças, também evita um aumento desenfreado do número de bichos. Castrar é cuidar”, afirma o deputado Léo Vieira, dono de um cãozinho com 10 meses de idade.
De acordo com o veterinário do RJPET, Samuel Lima Pereira Figueira, uma gata não castrada pode gerar um número estimado de 12 filhotes por ano, considerando duas crias em 12 meses, com uma média de dois a seis filhotes por gestação. Ao longo de três anos, por exemplo, esse número cresceria para 1.728 gatos nas ruas. Já no caso das cadelas, segundo o veterinário, é possível estimar um número de 8 filhotes por ano, considerando que a fêmea entra no cio a cada 6 meses.
Segundo profissional, o procedimento de castração reduz os riscos de animais apresentarem doenças reprodutivas. No caso das fêmeas (cadelas e gatas), evita infecção do útero (piometra), gravidez psicológica, tumores de mama, estresse durante o cio. Já nos machos, diminui a possibilidade de apresentarem tumores de testículos e próstata, doenças sexualmente transmissíveis, fugas, agressividade e marcação de território.
A Secretaria de Estado de Saúde é a responsável pelas Políticas de Proteção e Bem-Estar Animal.
Divulgação/Alerj
Da Editoria Última Hora / Maicon Salles
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!