Cate: mais de 400 mulheres vítimas de violência buscam emprego em dois dias

A ação ofereceu mais de 500 vagas de emprego nas áreas de comércio e serviços, incentivando a recolocação profissional e independência financeira

Cate: mais de 400 mulheres vítimas de violência buscam emprego em dois dias

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdet) atendeu no Contrata SP – Tem Saída, 415 mulheres na unidade Central do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate). A ação do Agosto Lilás disponibilizou mais de 500 vagas de emprego nas áreas de comércio e serviços, voltadas para mulheres em situação de violência doméstica e familiar, incentivando a recolocação profissional e independência financeira.

“Recebemos mais de 400 mulheres nos dias de evento e mais de 300 saíram do Cate já encaminhadas para as vagas.”, explicou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “As nossas empresas parceiras, responsáveis por disponibilizar as oportunidades, são fundamentais no processo de recolocação profissional dessas mulheres no mercado. Os encaminhamentos representam novas possibilidades de vencer os traumas gerados pela violência e construir um futuro independente”, completou.

A ação recebeu cerca de 400 inscrições, que passaram por um processo de triagem pelas equipes do Cate. Durante os dois dias de evento, 350 mulheres foram atendidas presencialmente. Dessas, 120 são beneficiárias do programa Tem Saída, enquanto 123 das mulheres atendidas são vítimas de violência doméstica orientadas sobre como participar do Programa. Entre as mulheres pré-selecionadas para comparecer ao evento, 332 foram encaminhadas para vagas de emprego.

O Contrata SP – Tem Saída contou ainda com a participação de 53 candidatas nas oficinas de reaproveitamento de alimentos com a Cosan – Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional, e de geração de renda com artesãs do Programa Mãos e Mentes Paulistanas.

“Existem muitas mulheres que estão hoje em casa sofrendo violência, seja familiar, vindo de um companheiro ou companheira. Nós temos saída sim, por isso o nome do programa é Tem Saída. Precisamos lutar. Sei que é difícil, mas procure, se tiver uma denúncia, disque 180 e procure o Tem Saída, que está ajudando muitas mulheres com a recolocação no mercado de trabalho e independência financeira. Eu fui muito bem recebida e acolhida, já saí com a minha carta de encaminhamento”, contou Paloma Silva Cotette, candidata pré-selecionada que compareceu ao evento. (Do Portal da Prefeitura)

Por Jornal da República em 23/08/2021
Aguarde..