Caxias se Veste de Azul: VII Caminhada Pela Conscientização do Autismo reuniu centenas de pessoas

Cobertura Repórter Léo Mamoni

Caminhada em Caxias Desperta a Sociedade para o Universo Azul: Um Mar de Conscientização Sobre o Autismo

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foi palco de um evento marcante nesta quinta-feira, 27 de abril. A VII Caminhada Pela Conscientização do Autismo reuniu centenas de pessoas na Praça Humaitá, dando início a uma jornada de solidariedade e compreensão pelas ruas da cidade. Sob o lema "Entender o Autismo é Amar Diferente", a caminhada percorreu a Avenida Brigadeiro Lima e Silva, cruzou o Viaduto Paulo Lins e concluiu na Praça do Pacificador, envolvendo a comunidade em um abraço coletivo de inclusão e respeito.

Organizada pelo grupo AMARE (Amigos dos Autistas Reunidos), a iniciativa busca não apenas iluminar as ruas com o azul da conscientização, mas também dissipar as sombras do preconceito e da desinformação. "A única deficiência é a incapacidade de ver as pessoas como elas realmente são", ressoa a mensagem de Albert Einstein, ecoando o sentimento que movia os participantes.

A caminhada é um convite à sociedade para olhar além dos diagnósticos e enxergar cada indivíduo em sua plenitude. Como afirmou Temple Grandin, uma das mais influentes vozes no espectro autista, "O mundo precisa de todos os tipos de mentes". Este evento é um passo fundamental para que Duque de Caxias e, por extensão, o mundo, reconheçam a riqueza e a diversidade contidas no espectro autista.

Além de promover a conscientização, o evento é um chamado à ação. "Nossas vidas começam a terminar no dia em que nos tornamos silenciosos sobre as coisas que importam", disse Martin Luther King Jr., e é nesse espírito que a caminhada se propõe a ser mais do que um evento anual; é um movimento contínuo em prol da aceitação, do amor e do suporte.

A caminhada de hoje em Duque de Caxias é um lembrete vibrante de que, juntos, podemos construir uma sociedade mais inclusiva e empática. Uma sociedade que abraça a diversidade e reconhece que, no espectro do autismo, há um universo de possibilidades a ser explorado.

Repórter Léo Mamoni

- #ConscientizaçãoAutismoCaxias
- #UniversoAzul
- #InclusãoEAmor
- #AMAREAutismo
- #TodosOsTiposDeMentes

 

 

 

 

 

Por Jornal da República em 28/04/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Conversas para 2024
10 de Março de 2023

Conversas para 2024

Max Lemos recebe FAFERJ no Palácio da Guanabara
09 de Novembro de 2021

Max Lemos recebe FAFERJ no Palácio da Guanabara

CINCO MINUTOS SOBRE IDENTIDADE DE GÊNERO
18 de Março de 2022

CINCO MINUTOS SOBRE IDENTIDADE DE GÊNERO

O peso de novembro
30 de Outubro de 2023

O peso de novembro

Aguarde..