Cedae: Água fétida ameaça a saúde de nove milhões de pessoas

Empresa de consultoria contratada pela Cedae aplicou níveis elevados de Fósforo na Lagoa do Guandu

Cedae: Água fétida ameaça a saúde de nove milhões de pessoas

Segundo uma matéria do Jornal O Globo publicada na última quarta-feira (7), uma empresa de consultoria de nome HydroScience, do Rio Grande do Sul, contratada pela Cedae aplicou níveis elevados de Fósforo na Lagoa do Guandu (cerca de 0,4 mg/L) muito acima do máximo recomendado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que limita a concentração do elemento em águas doces a 0,050 mg/L. 

Procurada pela reportagem do O Globo, a Cedae se defendeu dizendo que a média de concentração de lantânio na água da lagoa foi de 0,0027 mg/L. Uma concentração, segundo a empresa de águas, “centenas a milhares de vezes inferior às que causam toxicidade a organismos aquáticos”. Informou a Cedae em nota. 

Leia também: Cedae deixa cariocas sem água em plena pandemia do coronavírus, leia:

Novas regras da CNH entram em vigor dia 12 de abril, leia no Tribuna da Imprensa:

Especialistas, no entanto, refutam a nota da Cedae e reafirmam os perigos do elemento para a saúde. “este metal diminui, por exemplo, a produção de espermatozoide, diminuindo a fertilidade.” Diz Fabiano Thompson, pesquisador do Instituto de Biologia da UFRJ. “Esse produto tem o lantânio que pode fazer mal à saúde, mesmo em concentrações muito pequenas” relatou Adacto Ottoni, professor da Uerj. 

A justiça determinou que a Cedae esclareça em até três dias dados sobre as reclamações de consumidores que chegam até a ouvidoria da empresa sobre a qualidade u a falta de água. O Ministério Público e a Defensoria Pública também conseguiram na justiça que a Cedae apresenta mais informações sobre o laboratório que faz as análises do gosto e do cheiro da água. Segundo o MP, uma análise preliminar comprovou que o laboratório só possui certificação para analisar o quesito odor, e que essa certificação em especifico estaria vencida. 

Foto: Reprodução/Internet.

Por Jornal da República em 08/04/2021
Aguarde..