Cedae interrompe abastecimento de água no RJ após presença de espuma de origem desconhecida

Suspensão ocorre na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, que atende mais de 10 milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio

Cedae interrompe abastecimento de água no RJ após presença de espuma de origem desconhecida

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) suspendeu a operação no Sistema Guandu, na manhã desta segunda-feira (28), devido à presença de uma “espuma de origem desconhecida” no manancial, que atende mais de 10 milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Segundo o comunicado, o protocolo de contingência foi acionado em razão das alterações da qualidade da água bruta (não tratada) e busca garantir a segurança hídrica da população.

“O laboratório da ETA Guandu conta com modernos aparelhos que realizam análises ágeis e minuciosas da qualidade da água bruta, garantindo mais segurança para a retomada da operação. No fim da manhã de hoje, os resultados iniciais das análises dos técnicos operacionais e das equipes do laboratório vão definir se o funcionamento poderá ser restabelecido ou não”, afirma a Cedae

Segundo a companhia, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) já foi notificado para a tomada das devidas providências. As concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, responsáveis pela distribuição de água nas regiões atendidas pelo Sistema Guandu, também foram comunicadas.

Municípios afetados

 

 

  1. Belford Roxo
  2. Duque de Caxias
  3. Itaguaí
  4. Nilópolis
  5. Nova Iguaçu
  6. Queimados
  7. Rio de Janeiro
  8. São João de Meriti
  9. Mesquita

Por Jornal da República em 29/08/2023
Aguarde..