China condena projeto de Lei dos EUA sobre TikTok, como repressão "Irracional", e pede respeito à economia de mercado

China condena projeto de Lei dos EUA sobre TikTok, como repressão

  Na esteira de um projeto de lei recentemente aprovado pela Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, que visa forçar o aplicativo de vídeos curtos TikTok a se desvincular de sua empresa controladora chinesa, a ByteDance, a China respondeu veementemente, acusando os EUA de repressão "irracional" contra empresas estrangeiras.

O porta-voz do Ministério do Comércio chinês, He Yadong, em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira, exortou os Estados Unidos a cessarem sua abordagem discriminatória e a respeitarem os princípios da economia de mercado e da concorrência justa. Ele enfatizou a necessidade de um ambiente aberto, equitativo e não discriminatório para todas as empresas, independentemente de sua nacionalidade.

He também reiterou o compromisso da China em tomar todas as medidas necessárias para proteger seus interesses legítimos, em conformidade com as leis e regulamentos chineses. Isso surge em meio a crescentes tensões entre Washington e Pequim sobre questões de segurança cibernética e tecnologia.

O projeto de lei aprovado pela Câmara dos Representantes dos EUA exigiria que o TikTok se separasse de sua empresa controladora chinesa ou enfrentasse uma proibição nacional nos Estados Unidos. Essa medida reflete as preocupações persistentes de alguns políticos americanos sobre a segurança dos dados dos usuários e o potencial controle chinês sobre plataformas de mídia social populares entre os jovens americanos.

O embate entre os EUA e a China sobre questões relacionadas à tecnologia e segurança cibernética continuará a ser um ponto de tensão, com potenciais repercussões significativas tanto para as empresas quanto para as relações bilaterais entre as duas maiores economias do mundo.

 

Fonte: Portuguese news

 

 

 

 

Por Jornal da República em 11/04/2024
Aguarde..