Cineclube da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa retorna às atividades com homenagem a Zezé Motta

Evento acontece na Biblioteca Parque Estadual e será aberto ao público

Cineclube da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa retorna às atividades com homenagem a Zezé Motta

O Cineclube da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro voltará às atividades nesta quinta-feira (1/09) e passará a carregar o nome de uma importante artista brasileira: Zezé Motta. Para comemorar a retomada dos encontros e homenagear a atriz com mais de 50 anos prestados ao audiovisual brasileiro, uma sessão especial será realizada no Teatro Alcione Araujo, na Biblioteca Parque Estadual - Centro, a partir das 14h. O evento é gratuito e as 160 vagas serão preenchidas por ordem de chegada (sujeito à lotação).

O Cineclube Zezé Motta será um espaço democrático, educativo e representativo, que contribuirá na formação de público para estimular as pessoas a assistirem a obras audiovisuais e promover rodas de discussões. A exibição de estreia será do curta "Carolina", de 2003, estrelado pela atriz homenageada - que já confirmou presença no evento.

"Com Zezé sendo uma das atrizes negras pioneiras no Brasil, que esteve desde o início na luta por mais espaço e representatividade dentro do cinema nacional, e está até hoje em atividade com filmes e novelas que inspiram pessoas de todas as idades no nosso país, não poderíamos pensar em um melhor nome neste momento. Pretendemos seguir exibindo obras brasileiras, que coloquem o espectador em contato com diferentes cinematografias, narrativas e culturas", explica Raphael Moreira, superintendente de Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Os encontros do Cineclube serão mensais, na sede da Biblioteca Parque Estadual (BPE), no Centro -RJ, e estão abertos para qualquer pessoa interessada em cinema participar. As inscrições para as próximas edições devem ser feitas através do e-mail sup.audiovisual@cultura.rj.gov.br.

Sinopse - Carolina

O curta “Carolina”, de 2003, é dirigido por Jeferson Dê. Nele, Zezé Motta interpreta Carolina Maria de Jesus, escritora negra e semianalfabeta, que se tornou um fenômeno literário na década de 1960. A história de sua vida foi descrita em um livro publicado em mais de 40 países e traduzido para 13 idiomas.

Serviço - Exibição do filme

Data: 1/09 (quinta-feira)
Horário: 14h
Local: Teatro Alcione Araujo, Biblioteca Parque Estadual
Endereço: Avenida Presidente Vargas, n° 1261 - Centro

Por Jornal da República em 01/09/2022
Aguarde..