Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
'Com inteligência, por meio de comitês de lavagem de dinheiro, um cadastro nacional de empresas e controle para onde estão mandando o dinheiro estaremos na direção correta', afirmou o governador
O desenvolvimento do Brasil passa pela busca de soluções cada vez mais efetivas no quesito Segurança Pública. E o governador Cláudio Castro tratou sobre este tema, na manhã de sábado (08/06), em São Paulo, no Fórum Esfera, que aconteceu no Guarujá. No painel em que foram discutidas iniciativas e investimentos em Segurança, ele destacou os impactos e resultados na economia e no turismo. Também abordou sobre legislação e questões financeiras relacionadas ao crime organizado.
O impacto dos aportes em tecnologia e em inteligência na ordem de R$3 bilhões coloca o Rio de Janeiro em destaque, já refletido em avanços no turismo e na economia. Quase 3 milhões de turistas internacionais visitaram o estado no primeiro quadrimestre do ano. Um aumento de mais de 7% em relação ao mesmo período de 2023. A atuação operacional e de inteligência e a preparação do efetivo de policiais em grandes eventos como o show da Madonna e o G20 resgatam a credibilidade do estado e trazem retorno de capital. Mais R$ 300 milhões foram movimentados na economia do Rio só com a apresentação da cantora americana na praia de Copacabana no início de maio.
Segurança e economia
O resultado dos investimentos em segurança reverberam também nos setores de comércio, indústria e serviços. Segundo o IBGE, o crescimento das vendas no varejo, por exemplo, foi de 4,1% em março, em comparação ao mesmo período do ano passado. Na área de serviços, o aumento foi de 3% também no mês de março. Sem contar a produção industrial, que cresceu mais de 10% em fevereiro, gerando um acumulado em 12 meses de 5,3% de alta.
- Esses indicadores mostram um ambiente favorável para a geração de renda e empregos. Mais de 72 mil empresas abertas em 2023 e mais de 164 mil novas vagas profissionais foram criadas. É a conexão segurança e desenvolvimento econômico estabelecida - reforçou o governador.
Combate ao crime organizado
Durante o evento, Cláudio Castro aproveitou para reforçar que a questão da Segurança Pública passa, primordialmente, pelo quesito financeiro. Ressaltou, ainda, que a união dos entes e a renovação da atual legislação são fundamentais para o combate ao crime.
- O crime organizado hoje é 'business' (negócio). Enquanto a gente continuar achando que a questão do tráfico de drogas é só droga ou a questão da milícia é só uma questão territorial, a gente está olhando o crime por um prisma errado. Os dois visam o dinheiro. Com inteligência, por meio de comitês de lavagem de dinheiro, um cadastro nacional de empresas, controle para onde estão mandando o dinheiro, o famoso follow the money, que é seguir esse dinheiro, estaremos na direção correta - atestou Castro.
Fórum Esfera em SP
O Fórum Esfera reuniu, em dois dias de discussão no litoral paulista, autoridades e empresários de diferentes setores. Entre os temas discutidos estiveram infraestrutura e os alicerces para o crescimento, reforma tributária na Saúde, o Brasil na liderança da sustentabilidade global, inteligência artificial e seu potencial na era da tecnologia.
Participaram do painel sobre Segurança, ao lado de Cláudio Castro, o secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o presidente da Central Única das Favelas, Preto Zezé, e o advogado criminalista especialista em Direito Penal, Pierpaolo Bottini.