Cláudio Castro se reúne com Frente Estadual de Combate ao Câncer de Mama para discutir ações que ajudem no diagnóstico precoce e tratamento

Governador Cláudio Castro e a primeira-dama, Analine Castro, durante reunião com representantes da Frente Estadual de Combate ao Câncer de Mama (FECCMRJ), no Palácio Guanabara. (Rogério Santana)

Cláudio Castro se reúne com Frente Estadual de Combate ao Câncer de Mama para discutir ações que ajudem no diagnóstico precoce e tratamento

Aumento da participação da sociedade civil nas políticas públicas estaduais vai contribuir para proporcionar cuidados necessários às mulheres

O governador Cláudio Castro se reuniu, nesta quarta-feira (16/10), com representantes da Frente Estadual de Combate ao Câncer de Mama (FECCMRJ), no Palácio Guanabara. Com participação da primeira-dama, Analine Castro, o encontro serviu para discutir o aumento da participação da sociedade civil nas políticas públicas estaduais e em ações de diagnóstico precoce e tratamento para o câncer de mama.

- Essa causa transcende a agenda política. Estamos falando de vidas. Proporcionar os cuidados oncológicos necessários a todas mulheres do estado é uma das metas da nossa saúde. Temos investido em equipamentos como o Rio Imagem Baixada que, em um pouco mais de ano de funcionamento, já realizou mais de 25 mil exames voltados para a prevenção e tratamento do câncer de mama. Além disso, com o mamógrafo móvel da Secretaria de Saúde, trabalhamos para atender as mulheres que não têm fácil acesso às unidades de saúde - disse Cláudio Castro.

A Frente Estadual de Combate ao Câncer de Mama é formada por 14 instituições, entre movimentos sociais não organizados e pacientes. Entre eles, o Projeto Moça Bonita, o Hospital Mario Kroef, o Grupo de cuidados Paliativos da FioCruz e a anfitriã, a Fundação Laço Rosa. Fundada em 2011, a fundação - que é referência no cenário nacional - tem como metas o empoderamento feminino, o resgate da autonomia e a defesa dos direitos dos pacientes oncológicos.

- Esta gestão do governo do Rio foi a primeira a nos ouvir e abrir as portas para trabalharmos em parceria. Estar aqui hoje representa um avanço para nós e para milhares de mulheres que estão, neste momento, recebendo seus diagnósticos ou realizando os seus tratamentos – afirmou a presidente da Fundação Laço Rosa, Marcelle Medeiros.

A secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, ressaltou a importância do diálogo e o vínculo entre os órgãos do estado e as entidades privadas e do terceiro setor.

- Essa reunião corrobora com nossas ações em prol dos direitos das mulheres e traz novas ideias e estratégias para que possamos pensar juntos e melhorar o acesso, a prevenção e o tratamento das mulheres diagnosticadas com câncer de mama - ponderou.

 

Mamógrafo Móvel

O Mamógrafo Móvel da Secretaria de Estado de Saúde realizou, somente este ano, cerca de 15 mil exames. Ao todo, 12 municípios do estado e mais quatro bairros do Rio de Janeiro (Centro, Jacaré, Madureira e Sulacap) receberam a unidade.

 

Por Jornal da República em 19/10/2024
Aguarde..