Com 600 mil mortes por Covid, Bolsonaro diz que houve “potencialização” da pandemia

Com 600 mil mortes por Covid, Bolsonaro diz que houve “potencialização” da pandemia

??????Mais desumano impossível. O presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, em evento que celebrava a 1ª Feira Brasileira do Nióbio, realizado hoje em Campinas (SP), ter havido "potencialização" em relação às centenas de milhares de vidas perdidas. O Brasil superou hoje a marca de 600.077 mortes por covid-19, conforme levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa.

Um estudo publicado em maio pela Vital Strategies, uma organização de pesquisadores de saúde, aponta justamente o contrário do que insinua o presidente: a subnotificação de casos de covid-19 por causa da falta de testes poderia estar escondendo até 30% das mortes pela doença.

O chefe do executivo foi interrompido por um protesto enquanto discursava. Ele ouviu gritos como "Fora Bolsonaro" vindos de pessoas que estavam presentes na cerimônia, e foram vaiadas.

Nesta sexta-feira, o governo de Bolsonaro realizou ainda a inauguração de novas instalações do CNPEM/MCTI (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), no interior de São Paulo, além de apresentar produtos já desenvolvidos pelas empresas em conjunto com a academia, voltados para a aplicação do mineral. Foram entregues ainda novas instalações do Laboratório Nacional de Nanotecnologia. O espaço é dedicado à pesquisa de nanodispositivos e nanossistemas que possibilitam desenvolvimento nas áreas da saúde, meio ambiente, agricultura e energia.

O evento foi realizado um dia depois do Ministério da Economia desistir de aumentar em mais de R$ 650 milhões os recursos para projetos de ciência e tecnologia neste ano, sob a alegação de que a proposta de Orçamento para 2022 aumentará consideravelmente os recursos para projetos de pesquisa. A divisão do dinheiro com outras áreas frustrou pesquisadores. Frustrado, o ministro da Ciência, Tecnologias e Inovações, Marcos Pontes, cobrou mais dinheiro para a pasta durante o seu discurso. (Do Uol)

Por Jornal da República em 08/10/2021
Aguarde..