Comitiva do PT é recebida por Liu Jianchao em Beijing

Liderada pelo secretário-geral do Partido, Henrique Fontana, delegação Wladimir Pomar se reuniu com o chefe do Departamento de Ligações Internacionais do Partido Comunista da China

Comitiva do PT é recebida por Liu Jianchao em Beijing

A delegação com 20 membros do Partido dos Trabalhadores está em visita diplomática na China. Batizada de Wladimir Pomar em homenagem ao militante e estudioso do processo revolucionário chinês que faleceu na última sexta (9), a missão se reuniu com o chefe do Departamento de Ligações Internacionais, Liu Jianchao, nesta terça-feira (13).

O DLI é uma instituição do Comitê Central do Partido Comunista da China responsável pela integração e cooperação partidária, que incluí contatos regulares com mais de 600 partidos distribuídos em 160 países. Segundo a dirigente nacional do PT, Camila Moreno, a passagem pelo DLI tem o objetivo de conhecer como se dá “a formação política dos quadros e da base e o processo de organização do PCCh: do recém filiado ao Comitê Central.’

NÓS PASSAREMOS 12 DIAS LÁ ENTRE PEQUIM, QINGHAI E GUANGDONG.

EM PEQUIM CONHECEREMOS A FORMAÇÃO POLÍTICA DOS QUADROS E DA BASE E O PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DO PCCH: DO RECÉM FILIADO AO COMITÊ CENTRAL. TAMBÉM NOS REUNIREMOS COM A ORGANIZAÇÃO DAS MULHERES DO PARTIDO.

— Camila Moreno (@camilamoreno13_)June 10, 2023Clique para aceitar os cookies marketing e ativar este conteúdo

A visita da delegação petista à China é um desdobramento das agendas bilaterais entre o novo governo brasileiro e o governo chinês, que ganharam um novo nível a partir da visita do presidente Lula à China no último mês de abril. Antes mesmo da visita de Lula, os dirigentes nacionais do Partido dos Trabalhadores Romênio Pereira e Monica Valente se encontraram com Wang Yi e Liu Jianchao em março. Na ocasião, Liu Jianchao ressaltou a importância de aprofundar a amizade entre os dois países e forcalecer os laços entre as duas organizações partidárias.

Dirigentes nacionais do PT, Romênio Pereira e Mônica Valente se reuniram com o diplomata chinês Wang Yi, membro do Birô do PCCh (Foto: divulgação)

A Missão Wladimir Pomar é composta por membros ilustres do Partido dos Trabalhadores, dentre os quais estão o senador Humberto Costa e os deputados federais João Daniel, Nilton Tatto e Maria do Rosário. A agenda dos membros do PT incluem uma visita à sede do New Development Bank — o “Banco dos BRICS”, para um encontro com a presidenta da instituição, Dilma Rousseff.

Após as agendas em Beijing, a comitiva se dirigirá a Qinghai para conhecer os esforços do PCCh para a eliminação da pobreza e desenvolvimento verde. A agenda será finalizada em Guangdong, onde visitarão polos de desenvolvimento como a cidade de Shenzhen.

HONRADO, INTEGRO A DELEGAÇÃO DO PT QUE ESTÁ NA CHINA PARA UM INTERCÂMBIO DE DEZ DIAS EM 3 REGIÕES PARA CONHECER AS POLÍTICAS DE ENFRENTAMENTO DA CRISE CLIMÁTICA, RESTAURAÇÃO AMBIENTAL, AGRICULTURA FAMILIAR, ETC.

"DELEGAÇÃO DO PT ESTÁ NA CHINA PARA CONSOLIDAR COOPERAÇÃO ENTRE… PIC.TWITTER.COM/RCJLDZWP0L

— Nilto Tatto ???? na reconstrução do Brasil ???????? (@NiltoTatto)June 13, 2023Clique para aceitar os cookies marketing e ativar este conteúdo

FONTE Agência Brasil China

Por Jornal da República em 14/06/2023
Aguarde..