Como diferenciar uma bijuteria de uma semijoia?

Diretor executivo da Jalde Semijoias explica que principal diferença está na qualidade do material usado na fabricação

Como diferenciar uma bijuteria de uma semijoia?

Semijoia ou bijuteria? Muitas vezes, tirando a questão do preço, as peças até podem confundir, ainda que os materiais sejam diferentes e atinjam públicos distintos. De acordo com Atila Coelho Cabral, Diretor Executivo da Jalde Semijoias, empresa atacadista que mais cresce no mercado em que atua, a principal diferença está na qualidade do material usado na fabricação. Além disso, é preciso observar o design e o preço.

“Uma bijuteria é uma peça produzida com material inferior e raramente usa materiais nobres, como ouro ou prata. Normalmente causa alergia e não possui design exclusivo. Também é uma peça mais barata”, explica. 

“Já uma semijoia necessariamente tem que ser produzida com material nobre, sem níquel em sua composição, além de conter alguma resina antialérgica e pelo menos 5 milésimos de ouro (ródio ou prata). É uma peça que não se diferencia visualmente de uma jóia, mas que possui um preço mais próximo do preço da bijuteria”, diz.

O executivo explica que, na Jalde, toda semijoia é banhada a ouro em três camadas. Na primeira acontece o chamado pré banho e é usado pelo menos 1 milésimo de ouro; depois vem a folheação, com pelo menos 8 milésimos, e a terceira é a que define a cor da peça e também tem pelo menos 1 milésimo.

“A quantidade de ouro que se coloca numa semijoia depende da peça. Nós trabalhamos com pelo menos 10 milésimos de ouro, como é o caso de um brinco, enquanto uma peça masculina chega a ter 30 milésimos, senão não dura”, explica.

O executivo afirma que o ideal, para não comprar gato por lebre, é o comprador buscar referência da empresa na qual vai adquirir a semijoia. “Normalmente as empresas dão garantia contra defeitos de fabricação. A Jalde dá garantia vitalícia contra defeito de fabricação. Além disso, nós inovamos ao dar também uma garantia de um ano em relação ao banho de ouro”. 

E será que é possível realizar algum teste antes de comprar a semijoia? De acordo com Cabral, até existem testes visuais de conferência de acabamento, análise dos detalhes de solda e de cravação de pedras, mas o mais importante é o cliente pesquisar sobre a credibilidade da marca, especialmente se a intenção não é apenas comprar um produto para uso, mas para revenda. “A cliente tem que ter em mente que ela está comprando um negócio, uma fonte de renda, e não somente produtos”, diz. 

 

Por Jornal da República em 22/12/2022
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