Congresso inovador no Riocentro recebe 3 mil pessoas de todo o país

O Biomedicina in Rio trouxe temas relacionados às diversas habilitações da Biomedicina

Congresso inovador no Riocentro recebe 3 mil pessoas de todo o país

A proposta dos organizadores do Biomedicina in Rio de levar aos congressistas, de 2 a 4 de junho de 2023, temas atuais e do cotidiano da profissão biomédica, atraiu grande público ao centro de eventos Riocentro, na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro - RJ), dentre profissionais e graduandos locais e vindos de estados como São Paulo, Mato Grosso e Amazonas. 

 Três mil pessoas participaram do I Congresso Regional de Biomedicina, VII Encontro Carioca de Biomedicina e I Congresso de Saúde Estética, realizado pela  Associação Paulista de Biomedicina (APBM) e a Associação Carioca e Capixaba de Biomedicina (ACCBM), com apoio do Conselho Regional de Biomedicina 1ª Região (CRBM1) e do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM).  

  Arena lotada, em palestras simultâneas ministradas por biomédicos e profissionais da saúde convidados, o evento trouxe à discussão as dificuldades enfrentadas na cobertura jornalística e por profissionais de saúde com a divulgação de fake news no país durante o período de maior enfrentamento à COVID-19, especialmente o chamado "tratamento precoce".  

 Em ampla e variada programação, que permeou temas relacionados às diversas habilitações da Biomedicina, recebeu profissionais como a dra. Alessandra de Oliveira Salloum, da Comissão de Imunologia do Conselho Regional de Biomedicina 1° Região (CRBM1), que apresentou os protocolos do ato vacinal e demonstrou em um espaço de imersão, o chamado Room Experience, os requisitos necessários  para uma sala de vacinação. 

 Dr. Rodrigo Manda, biomédico fisiologista da Seleção Brasileira de Futebol Feminino sub-20 e coordenador da área de fisiologia do exercício do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), explicou o trabalho do profissional biomédico na fisiologia do esporte e lembrou a importância do exercício fisico para a promoção da saúde. Tema também apresentado pelo biomédico e fisiologista dr. Turíbio Leite, que trabalhou durante anos no São Paulo Futebol Clube, e contou a sua experiência na profissão. 

 A simulação do trabalho de um perito criminal no local do crime foi conduzida pelo dr. Thiago Massuda, presidente do Conselho de Biomedicina da 6° Região, ocasião em que destacou os procedimentos necessários ao profissional. 

 A Toxicologia foi destaque com a participação do dr. Eric Diego Barioni, conselheiro do CRBM1, em demonstração sobre os efeitos da intoxicação medicamentosa por cetaminofeno no organismo. Juntamente com a dra. Ingrid Dragan e congressistas, o biomédico trouxe à discussão o cigarro eletrônico e a redução de danos. 

 Em estandes de patrocinadores, especialmente da área da Estética, foram realizadas demonstrações de produtos, apresentadas novidades na área e ministradas breves palestras. 

 Em parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro, o Congresso foi posto de vacinação contra a gripe e o COVID-19 durante todo o sábado, dia 2. 

Confira mais destaques em @crbm1oficial. 

 

 

 

Fonte: Elaine Herrerias - Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)

Fotos: Márcio Barriolo / Claudio Rabelo

Por Jornal da República em 06/06/2023
Aguarde..