Conheça as diferenças entre TOD e Borderline

Segundo a neuropedagoga Mara Duarte, profissionais precisam saber identificar os transtornos para saber como agir na prática

Conheça as diferenças entre TOD e Borderline

Pessoas diagnosticadas com o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e Transtorno de Personalidade Borderline, de forma geral, têm comportamentos parecidos. Elas costumam apresentar irritabilidade, tendência a discussões, medo de abandono e insatisfação consigo próprias. Porém, saber identificar cada transtorno e suas particularidades é essencial para estabelecer um bom convívio em casa e em sala de aula e, no caso dos profissionais de educação, para poder adotar ações práticas que ajudem no aprendizado.

Segundo Mara Duarte, neuropedagoga, psicopedagoga, psicomotricista e coach educacional, além de diretora do Grupo Rhema Neuroeducação, é comum que os profissionais de educação se confundam com características dos transtornos, mas é preciso que conheçam as diferenças para poder agir de forma mais assertiva. “Como agentes de transformação, é importante que eles saibam identificar as diferenças entre TOD e Borderline. Dessa forma, poderão colocar em prática estratégias que ajudem a lidar melhor com as crianças, estimulando-as a aprender da forma mais adequada”, afirma. 

No caso de TOD, a especialista explica que tratam-se de pessoas que tendem a se opor e desafiar constantemente. “O TOD é manifestado na infância e adolescência e seu padrão de comportamento é hostil e desafiador, voltado para figuras de autoridade como pais e professores”, explica, ressaltando que o portador da síndrome costuma ter dificuldade em seguir regras.

“Lembre-se que, por se tratar de uma pessoa em desenvolvimento, o próprio transtorno causa angústia pela exclusão social devido ao seu comportamento. Por isso, em caso de suspeita, é preciso levar a criança para ser corretamente diagnosticada por um neurologista infantil ou psiquiatra. E, além disso, quanto mais conhecimento o profissional de educação tiver, mais ele conseguirá fazer uso de metodologias e estratégias para lidar melhor com cada caso”, orienta. 

Mara explica que o profissional precisa saber como dar ordens à criança com perfil muito desafiador. “É preciso ser claro e objetivo, mas nunca com agressividade. Fale com o portador de TOD procurando convencê-lo  e assumindo uma postura de liderança”, sugere. 

Com relação ao Borderline, a diretora do Grupo Rhema Neuroeducação afirma que se trata de um transtorno marcado pela oscilação de comportamento e emoção. “Quem possui costuma ter flutuações extremas de humor que atrapalham os estudos, trabalho e relações pessoais; e as causas podem incluir fatores genéticos, traumas, ambientes e disfunções neurobiológicas”, explica. 

Segundo Mara, o portador de Borderline normalmente tem problemas com a autoimagem, é impulsivo, tem dificuldade para confiar e pode ser agressivo. “Assim como o TOD e outros transtornos, o Borderline pode levar a pessoa a ter ansiedade e depressão. Portanto, é necessário o diagnóstico do psiquiatra e acompanhamento psicológico”, ressalta. 

De forma prática, o profissional que lida com alguém com Borderline precisa demonstrar empatia e ser claro na comunicação. “Ele não deve usar palavras de acusação e nem contribuir para ataques de fúria da criança”, finaliza.

 

Sobre Mara Duarte da Costa

Mara Duarte da Costa é neuropedagoga, psicopedagoga, psicomotricista e coach educacional, além de diretora do Grupo Rhema Neuroeducação. Além disso, atua como mentora, empresária, diretora geral da Fatec e diretora pedagógica e executiva do Grupo Rhema Neuroeducação. As instituições já formaram mais de 80 mil alunos de pós-graduação, capacitação on-line e graduação em todo o Brasil. Para mais informações, acesse o site rhemaeducacao.com.br ou pelo instagram.com/maraduartedacosta.

Por Jornal da República em 04/07/2024
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