Conselho dos Técnicos, ainda sob intervenção do CFT, tem todas as chapas impugnadas para eleição

Conselho dos Técnicos, ainda sob intervenção do CFT, tem todas as chapas impugnadas para eleição

O CRT/RJ - Conselho dos Técnicos, está sob intervenção do Conselho Federal - CFT, e tem no calendário, eleição marcada para o dia 26 de abril, com todas as 05 chapas inscritas impugnadas.

A situação atual, gera crise institucional por frustrar os técnicos de poderem escolher de forma democrática seus representantes. Os candidatos a presidentes também manifestaram seus comentários:

 Ex. Deputado Gilberto Palmares - Chapa 1

Defendo um processo aberto a todos com debate de propostas e evitando ataques pessoais.

Um dos pontos de destaques do nosso programa é a luta contra as privatizações que provocam desemprego e ameaçam a soberania. Damos total apoio as lutas e greves da Eletrobras e Furnas.

 Paulo Cardoso - Chapa 2

O Brasil vive momento delicado de sua história com ameaça a democracia e as instituições. Os técnicos industriais, perdem no processo eleitoral quando a CER, indefere 04 chapas favorecendo a chapa 1, que posteriormente também foi indeferida pela CEN, que após recursos esperamos que o processo seja revisto para o bem da classe.

 Eliel Souza - Chapa 3

A gestão do CRT/RJ e o processo eleitoral, é o reflexo da captura de instituições públicas por grupos políticos e projeto de poder (mensalão). O Estado e os técnicos são vítimas dessa engrenagem ardil, com ciladas autodestrutivas. O uso da máquina pública por grupos político partidário impõe e revela ao eleitor seu modelo de gestão. Nossa vitória quebra a engrenagem, liberta e devolve a autarquia a sua finalidade de regulamentar e fiscalizar a profissão.

 Ex. Presidente Elizeu Medeiros - Chapa 4

Como presidente licenciado quero continuar nosso trabalho: fiscalização atuante; interatividade institucional com órgãos públicos e prefeituras - São João da Barra (conquistamos inserir os técnicos no código de obras), e dar publicidade através de eventos com o setor privado. O voto foi conquistado por nós quando criamos o conselho e a democracia é o nosso direito para escolhermos o presidente e sua Diretoria. Repudiamos políticos profissionais e processo eleitoral desleal com qualquer candidato.

 Benes Júnior - Chapa 5:

Acreditamos na Democracia e no direito e dever de todos. Não é importante apenas o recebimento de defesas, mas, analisar e acatar impugnação sólida, deferindo o máximo de chapas para livre escolha dos técnicos. Nossa luta é por um conselho justo, ético e que fiscalize profissionais e principalmente as empresas para não prejudicar os técnicos terceirizados ou autônomos.

De uma forma geral, todos os candidatos clamam junto as comissões eleitorais, por democracia e a livre escolha de chapa vencedora através voto, pra isso existe necessidade de isonomia no cumprido do regulamento eleitoral. 

Também houve insatisfação de alguns candidatos sobre a interferência de partidos e sindicatos no processo eleitoral.

Aguardando os próximos capítulos da eleição que ainda pode parar na justiça, inclusive com pedido de adiamento das eleições. A única certeza que temos dessa confusa eleição, é que o técnico está atento para escolha do novo presidente, da diretoria e os conselheiros.

Matéria: Fernando Annibolete.

Imagem: Internet CFT/CRT.

Por Jornal da República em 30/03/2022
Aguarde..