Convocações para a Copa América enfraquecem principais candidatos a título brasieliro

Divulgados os atletas que desfalcarão seus times durante a competição

Convocações para a Copa América enfraquecem principais candidatos a título brasieliro

Com a convocação argentina para a Copa América todas as seleções já divulgaram os atletas que irão disputar o torneio. A competição será realizada em território nacional e terá início nesse domingo (13) no estádio Mané Garrincha em Brasília no jogo entre Brasil e Venezuela.

Com a confirmação da competição alguns clubes irão perder peças importantes na briga pelo campeonato brasileiro. Atletas que atuam em terrítorio nacional terão de se ausentar durante o período de disputa já que o Brasileirão seguirá normalmente em paralelo com a Copa América. Dentre os desfalcados se encontram Palmeiras (com 3 desfalques), Atlético-MG (com 4) e Flamengo (com 5), principais postulantes ao título desse ano. Outros clubes afetados são Grémio, Internacional, São Paulo, Corinthians e Cruzeiro, todos com apenas 1 convocado. Seleção do Chile conta com maior número de convocados sendo quatro atletas. As Seleções brasileira e paraguaia seguem a lista com três atletas cada.

Lista de convocados que atuam no Brasil:

- Flamengo: Gabriel Barbosa (BRA), Everton Ribeiro (BRA), Piris da Motta (PAR), Maurício Isla (CHI) e Giorgian De Arrascaeta (URU);

- Atlético-MG: Jefferson Savarino (VEN), Junior Alonso (PAR), Eduardo Vargas (CHI) e Alan Franco (ECU);

- Palmeiras: Weverton (BRA), Matías Viña (URU) e Gustavo Gómez (PAR);

- São Paulo: Robert Arboleda (ECU);

- Internacional: Carlos Palacios (CHI);

- Grêmio: César Pinares (CHI);

- Corinthians: Rómulo Otero (VEN);

- Cruzeiro: Marcelo Moreno (BOL).

Após a confirmação da competição e devido aos inúmeros desfalques, o Flamengo entrou com um pedido no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) de paralisação do compeonato nacional enquanto a Copa América entiver ocorrendo. ''A CBF precisa promover o equilíbrio das competições. A base da competição é a isonomia entre os concorrentes e isso está no artigo primeiro do regulamento. Somos a favor da seleção, mas com paralisação do campeonato. O mundo civilizado funciona assim. Não podemos prosseguir sacrificando as competições nacionais e os clubes para fazer frente às seleções. Não dá para retroceder. Por conta desse desequilíbrio, o Flamengo se socorreu ao STJD, para que, como em 2019, seja paralisado o Campeonato durante a Copa América'' disso o vice-presidente geral do clube, Rodrigo Dunshee, em uma rede social. O clube também teria problemas com o mando de campo durante o torneio, já que o Maracanã estaria cedido a CBF em virtude do mesmo.

Leia Também:

Clubes de Futebol virarão empresas; Relatório de senador Carioca é aprovado e vai virar Lei

Nova pesquisa: Empate no 1º turno e no 2° turno vitória de Lula (45%) sobre Bolsonaro (36%)

Mais de 482 mil mortos e milhões com sequelas da covid-19

Da Redação/Twitter      Imagens: CBF

Por Jornal da República em 11/06/2021
Aguarde..