COP 28:deputado discute com empresa Russa uso de SMRs embarcados

. Júlio Lopes apresentou também plano nuclear do Brasil ao presidente Francês

COP 28:deputado discute com empresa Russa uso de SMRs embarcados

Durante sua visita a COP 28 UAE ( United Nations Climate Change Conference), o presidente da Frente  Parlamentar Mista de Tecnologia e Atividades Nucleares, deputado Júlio Lopes (PP) teve a oportunidade de conversar com diretores da Rosaton, maior empresa nuclear da Rússia responsável por mais de 33% da eletricidade da parte europeia do país, e que ocupa hoje o 2º lugar no mundo em produção de eletricidade nuclear.

No encontro, os representantes da Rosaton disseram  que a empresa acabou de desenvolver um navio quebra-gelo com uma nova tecnologia, fazendo com que ele alcance uma velocidade de 15 nós e com capacidade de quebrar blocos de gelo de até 3 metros de espessura sem a necessidade de reduzir a velocidade.

 - Já iniciamos a conversa com diretores da Rosatom para viabilizar o uso da tecnologia deles de geração de energia através de reatores embarcados, que com certeza poderá ser aplicada aqui no Brasil em regiões remotas como a Amazônia. Eles possuem pequenos reatores modulares (SMRs) de até 200 megas com a capacidade de iluminar uma cidade com 120 mil residências. Para isso, o barco ficaria atracado próximo ao porto e seria conectado a central de energia do local, e ao término de sua capacidade a bateria ou reator seria trocada e continuaria funcionando ininterruptamente, o que seria algo maravilhoso em termos de logística, potência de energia e custo, algo que o país precisa; e hoje os russos são detentores dessa tecnologia. Precisamos discutir com todos os países para que possamos conseguir de cada um o melhor para o Brasil - explicou.

Presidente francês conhece plano nuclear brasileiro

Júlio Lopes ainda conversou com presidente da França, Emmanuel Macron, sobre o novo plano nuclear do Brasil apresentado no World Nuclear Exhibition, onde destacou que o plano tem o objetivo de contextualizar e apresentar novas ações para o setor nuclear que irá viabilizar sua utilização em todas as áreas, como na produção de alimentos e na medicina, trazendo enorme benefício para a população; e por ser uma energia boa, barata e de qualidade permanente, pode no futuro desempenhar um papel fundamental na luta contra a descarbonização do planeta, além de ser de grande importância na transição de uma energia limpa para o mundo.

  - O mundo não tem mais como negar que o uso da energia nuclear é benéfica para todos. Além do presidente Macron, já havíamos apresentado o plano ao Sultan Ahmed Al Jaber, ministro da Indústria e Tecnologia Avançada dos Emirados Árabes Unidos, que ficou empolgado com a proposta. Esperamos agora que com o novo presidente da Eletronuclear, possamos avançar e retomar os planos para que o setor nuclear brasileiro através de novas parcerias estrangeiras, possa investir em Angra I e Angra II, e retomar as obras de Angra III - explicou.

  O parlamentar disse ainda que durante a rápida e produtiva conversa com Macron, destacou que o Brasil domina toda a tecnologia de enriquecimento de urânio em todas as suas etapas, e que o país está entre os 10 países do mundo capazes de fazer isso, além de possuir a quinta maior reserva mundial deste mineral, o que permite já com as reservas conhecidas e testadas, ter um programa de securitização com base na exportação da ordem de aproximadamente de $7 bilhões de dólares em 10 anos, o que garante praticamente o financiamento do programa nuclear brasileiro inteiro.

Ele informou também que a mina de Santa Quitéria, no Ceará, irá produzir a partir de 2026 cerca de 2,3 toneladas de urânio, gerando aproximadamente U$ 400 milhões de dólares anuais somente em royalties.

Por Jornal da República em 10/12/2023
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Rio de Janeiro é o estado com menor proporção de homens do país
27 de Outubro de 2023

Rio de Janeiro é o estado com menor proporção de homens do país

 Ti Vieira brilha na Feijoada da Mocidade Independente de Padre Miguel
04 de Fevereiro de 2024

Ti Vieira brilha na Feijoada da Mocidade Independente de Padre Miguel

ARRASTÃO NA BARRA: Corra que a Polícia não Vem Aí! Secretário de Segurança diz na Alerj que RJ tem déficit de 25 mil policiais
18 de Janeiro de 2024

ARRASTÃO NA BARRA: Corra que a Polícia não Vem Aí! Secretário de Segurança diz na Alerj que RJ tem déficit de 25 mil policiais

AGORA É LEI: LOCALIZAÇÃO DE RADARES DE VELOCIDADE SERÁ DIVULGADA NA INTERNET
24 de Maio de 2023

AGORA É LEI: LOCALIZAÇÃO DE RADARES DE VELOCIDADE SERÁ DIVULGADA NA INTERNET

Aguarde..