Covid-19: Rio tem vacinas para imunização somente até a quarta-feira

Capital fluminense é a cidade com o maior número de casos confirmados da variante Delta. Já são 33 o número os casos registrados entre eles o de uma criança de 8 anos

Covid-19: Rio tem vacinas para imunização somente até a quarta-feira

DA REDAÇÃO - Ao mesmo tempo que Prefeitura do Rio de Janeiro apresenta um cronograma para a vacinação contra a covid-19, visando a reabertura completa da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital informou que com o estoque atual de imunizantes só será possível continuar com a vacinação até a próxima quarta-feira (4).  

O calendário vacinal desta semana na capital prevê a partir desta segunda-feira (2) uma faixa etária por dia para a vacinação contra a covid-19, começando com quem tem 32 anos, chegando no sábado (7) a quem tem 27 anos. De acordo com a SMS, a programação vai ser cumprida se a pasta receber mais doses.

Na semana seguinte, entre a segunda (9) e o sábado (14), também com uma faixa de idade por dia, serão os que estão entre os 26 e os 21 anos. A Prefeitura do Rio pretende encerrar a vacinação das pessoas com 18 anos ou mais no dia 18 de agosto. Antes disso, na segunda-feira (16), serão os jovens de 20 anos e na terça (17) os de 19 anos. A repescagem está suspensa até que seja concluída a vacinação das pessoas acima de 18 anos. Ao todo, a SMS tem 280 pontos de vacinação em toda a cidade, que funcionam de segunda-feira a sábado.

Não bastasse isso, a cidade é onde ocorrem os maiores números de contágios da variante Delta. A capital fluminense é a que tem, até agora, o maior número de casos confirmados da variante originária da Índia. Já são 33 o número os casos registrados entre eles o de uma criança de 8 anos.

Distribuição
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) entregou ontem (31) aos 92 municípios do Rio de Janeiro 586.140 doses de vacina contra a covid-19. Foram 283.140 doses da Pfizer para primeira aplicação; 69 mil doses da Oxford/Astrazeneca para segunda aplicação; e 234 mil doses da CoronaVac para as duas aplicações do esquema vacinal.

A capital e os municípios de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio, puderam retirar os seus lotes diretamente na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói. As regiões Metropolitana I e II, Médio Paraíba, Serrana e Centro Sul receberam as doses por meio de vans e de caminhões, com escolta da Polícia Militar. Já para as regiões Noroeste, Norte, Baixada Litorânea e Costa Verde, a distribuição foi feita por quatro aeronaves, sendo uma do governo do Estado, uma da Polícia Militar, uma do Corpo de Bombeiros e outra da SES.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, com esta remessa, a SES ultrapassou a marca de 15 milhões de doses distribuídas aos municípios. “Estamos avançando na campanha de imunização e o resultado disso é que os dados epidemiológicos estão caindo. Nesta semana, registramos o menor número de internações por covid desde abril”, destacou.

A Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVAPS) orienta frequentemente as secretarias municipais de Saúde sobre a importância de os responsáveis técnicos e gestores municipais organizarem suas ações de vacinação, respeitando a destinação das doses para a primeira ou segunda aplicação do esquema vacinal. “Essa destinação é sinalizada por meio de Informe Técnico enviado pelo Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, aos estados. A SVAPS ressalta que a distribuição do imunizante é feita de forma proporcional e igualitária a todos os municípios”, disse em nota. (Com Agência Brasil)

Por Jornal da República em 01/08/2021

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Reitor da Uerj  se filia ao Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro
18 de Março de 2022

Reitor da Uerj se filia ao Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro

Debate lawfare agita Faculdade de Direito da Uerj no lançamento do livro Arapuca Estadunidense
12 de Maio de 2022

Debate lawfare agita Faculdade de Direito da Uerj no lançamento do livro Arapuca Estadunidense

O Poder Executivo Eficiente - Opinião
06 de Abril de 2021

O Poder Executivo Eficiente - Opinião

MAMATA SEM FIM! Após leite condensado, filé mignon e picanha, Exército se esbalda com camarão
23 de Fevereiro de 2022

MAMATA SEM FIM! Após leite condensado, filé mignon e picanha, Exército se esbalda com camarão

Aguarde..