CPI DAS EMBARCAÇÕES: Dr. Deodalto (PL) explica doação do navio São Luiz para Riosolidario

CPI DAS EMBARCAÇÕES:  Dr. Deodalto (PL) explica doação do navio São Luiz para Riosolidario

Comissão debateu o problema dos barcos abandonados nas baías de Guanabara, Sepetiba e Ilha Grande.

A doação do navio São Luiz, que colidiu com a Ponte Rio-Niterói em novembro do ano passado, foi tema de debate na reunião da CPI das Embarcações, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que aconteceu nesta quinta-feira (28/09), na sede do Parlamento fluminense. Na oitiva, que contou com a participação de representantes do setor Naval, foi estabelecida uma prioridade para a retirada de barcos com maior potencial para o leilão de aço, como forma de custear a remoção completa de todos os navios abandonados nas Baías do estado.

O presidente da Comissão, deputado Dr. Deodalto (PL), explica o novo direcionamento para a embarcação que está atracada em um espaço cedido pela PortosRio. “Faremos um pedido formal para o Governo pela doação do navio ao RioSolidario, para que o dinheiro arrecadado ajude as pessoas que precisam da instituição, diariamente”, disse o parlamentar.

O graneleiro São Luiz pesa cerca de 60 mil toneladas, que podem ser convertidas em cerca de 7 milhões de reais a partir do descomissionamento - atividade que inclui a remoção de estruturas para venda no setor siderúrgico.

Na reunião, o colegiado também discutiu a situação das 51 embarcações fundeadas que aguardam a remoção e descarte, que estão sob responsabilidade do Inea desde o início deste ano. O Capitão dos Portos do Rio de Janeiro, Alessander Antunes Peixoto, garantiu que seis barcos foram desmontados e descartados corretamente, e que não há nenhum outro navio nas mesmas condições do graneleiro São Luiz.

CPI prorrogada

A CPI foi estendida por mais 60 dias por unanimidade. A pedido da vice-presidente, deputada Lucinha (PSD), representantes do INEA e da Companhia de Docas do Rio de Janeiro serão convocados para a próxima reunião. “Desejamos, primeiro, ter acesso às atas da operação e estabelecer um cronograma justo para a retirada de todas as embarcações à deriva.”, explicou.

Estiveram presentes os deputados Flávio Serafini (Psol) e Jorge Felippe Neto (Avante). Além deles, participaram da reunião o diretor de Pós-Licença do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Ricardo da Silva; o diretor-presidente da PortosRio, Álvaro Luiz; a Primeiro-Tenente, Evelyne Akabassi; e a superintendente jurídica Lavínia Schittine.

Por Jornal da República em 29/09/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Deputada Dani Monteiro (PSol), concede a Medalha Tiradentes post mortem a Moïse Kabagambe
19 de Agosto de 2023

Deputada Dani Monteiro (PSol), concede a Medalha Tiradentes post mortem a Moïse Kabagambe

EMANCIPAÇÃO: Barra da Tijuca é o bairro com mais qualidade de vida do Rio
15 de Outubro de 2023

EMANCIPAÇÃO: Barra da Tijuca é o bairro com mais qualidade de vida do Rio

Max Lemos faz Homenagem ou busca Sobrevivência Eleitoral?
08 de Junho de 2022

Max Lemos faz Homenagem ou busca Sobrevivência Eleitoral?

Nova lei facilita retomada de carros por inadimplência, explica especialista
22 de Abril de 2024

Nova lei facilita retomada de carros por inadimplência, explica especialista

Aguarde..