CPI DE 8 DE JANEIRO: GSI blinda governo e não libera imagens da invasão ao Palácio Alvorada

CPI DE 8 DE JANEIRO: GSI blinda governo e não libera imagens da invasão ao Palácio Alvorada

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) recusou-se a enviar para a CPI dos Atos, instaurada na Câmara Legislativa do DF, as imagens da invasão ao Palácio do Planalto gravadas pelas câmeras de segurança. Como justificativa, o órgão alegou que os arquivos são grandes demais. A recusa, segundo apontam parlamentares é vista como “forma de blindagem do governo federal”.

– O circuito interno do Palácio do Planalto é composto de 22 câmeras, sendo que o período solicitado por essa CPI representa cerca de 165 horas de gravação, algo em torno de 250 gigabytes de memória – alegou o general Gonçalves Dias, ministro do GSI, no último dia 22 de março. A matéria original é do Portal Metrópolis.

Como resposta, o presidente da CPI, deputado estadual Chico Vigilante (PT), disse que fornecerá um HD externo para armazenar as imagens e que enviará técnicos ao Planalto. Além de recusar a solicitação da CPI, o GSI também já se negou a enviar as gravações para a Câmara dos Deputados e para pessoas que as reivindicaram com base na Lei de Acesso à Informação.

Da Editoria/Matrópolis/Imagens:Arquivo

 

 

Por Jornal da República em 16/04/2023
Aguarde..