Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O cenário econômico positivo no Brasil tem fomentado o empreendedorismo em 2024. Segundo um levantamento recente do Sebrae, com base em dados da Receita Federal, entre janeiro e abril deste ano, mais de 1,43 milhão de novos pequenos negócios foram abertos no país, representando 96,7% do total de 1,47 milhão de novas empresas. Este número demonstra um crescimento de 9,1% em comparação ao mesmo período de 2023, quando foram registradas 1,31 milhão de novas empresas.
Destaques de Abril
Abril se destacou como o mês com o maior número de pequenas empresas abertas desde abril de 2023, contabilizando 373,4 mil novos negócios em apenas 30 dias. O setor de serviços foi o mais dinâmico, representando 61,6% do total, com 230.128 novas empresas. Na sequência, vieram os setores de comércio (22,9%), indústria da transformação (7,5%) e construção (7,1%).
Desempenho Regional
A distribuição regional também foi significativa, com o Sudeste liderando a abertura de novos negócios, contabilizando 188,4 mil empresas. O Sul seguiu com 72,3 mil, enquanto o Nordeste registrou 58,4 mil. O Centro-Oeste e o Norte contabilizaram 35,6 mil e 18,4 mil novos negócios, respectivamente.
Microempreendedores Individuais (MEI)
Os Microempreendedores Individuais (MEI) tiveram um destaque especial em abril, com o setor da beleza liderando as novas aberturas. Foram 17.952 novos empreendimentos relacionados a cabeleireiros e outras atividades de beleza. As atividades de publicidade registraram 17,1 mil novas aberturas, o transporte rodoviário de carga 15,5 mil, e as atividades de ensino somaram 14,4 mil novos negócios.
Micro e Pequenas Empresas (MPE)
Entre as Micro e Pequenas Empresas (MPE), as clínicas médicas e odontológicas foram os principais destaques, com 4,6 mil novos empreendimentos. Escritórios administrativos e restaurantes/estabelecimentos de alimentação e bebidas seguiram de perto, cada um com 4,2 mil novas empresas registradas.
Reflexões sobre o Crescimento
O aumento significativo na abertura de pequenos negócios reflete um otimismo crescente na economia brasileira. A diversificação das atividades econômicas e a busca por novas oportunidades de mercado são indicadores positivos de uma economia em recuperação e expansão.
O Sebrae continua a apoiar e incentivar os novos empreendedores, oferecendo orientação e recursos essenciais para garantir que esses novos negócios possam crescer e prosperar, contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável do país.
Fonte: Brasil247
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!