Cultura, Carnaval, Lixo e muito Samba!

Por Silvia Blumberg

Cultura, Carnaval, Lixo e muito Samba!

As manifestações carnavalescas já estão nas ruas, e com elas os indicadores da Educação Ambiental.

O consumo e descarte são os principais sinais da boa ou má Educação Ambiental de um povo.

No ano passado conheci o Projeto “Sustenta Carnaval” idealizado por Mariana Pinho. Mariana se conectou com várias entidades, incluindo a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, quando nos conectamos e me impressionei com o trabalho.
O Sustenta apoiado pela prefeitura do Rio de Janeiro e pela Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (COMLURB) coletou   No carnaval de 2023  um total aproximado de 23 toneladas de fantasias e adereços em apenas 5 dias de folia.

Este ano, através do Instituto Coalizão (que em breve lançará a campanha de amor pelo Rio de Janeiro), fui apresentada para os fundadores e organizadores da Amigança Produções, fundado pelo produtor cultural Hildo Carrapito (representante da Clean UP de World no Brasil) e sua esposa, a jornalista Anna Maria Botelho Bastos Carrapito, ambos defensores do ambiente e coordenadores de movimentos de educação e proteção ambiental.


A Clean UP de World, Amigança, Instituto Clima, Metrô Rio  e muitos outros apoiadores estarão realizando no próximo dia 03/02 o Bloco da Limpeza das Praias,
Todos e todas vocês estão convidados! 

Informações: https://www.instagram.com/amiganca_producoes?igsh=bGFjbG1seWh4YXR6

A questão dos descartes inadequados de resíduos é um problema recorrente, e no carnaval a situação se torna ainda mais alarmante.

Impulsionada pelo desejo de realizar ações voltadas para Economia do Mar, acredito que proteger as areias e as praias de resíduos descartados pelos usuários destas áreas públicas seja missão prioritária de todos e todas que respeitam os espaços públicos e que se sintam responsáveis pelos seus lixos recicláveis ou não.

“O Brasil é responsável por 3,44 milhões de toneladas de lixo plástico que chegam aos oceanos todos os anos. Segundo um estudo do Blue Keepers, há acumulado nas águas de 86 a 150 milhões de toneladas desses resíduos” 
Fonte: Estella Abreu, out / 2023 para o Olhar Digital. 

https://olhardigital.com.br/2023/10/16/ciencia-e-espaco/brasil-despeja-344-milhoes-de-toneladas-de-plastico-nos-oceanos/#

Das conexões realizadas para divulgarmos as ações de cuidado com os resíduos, nasceu a ideia de criar um samba! 

Para a missão foram recrutadas novos amigos: o Ailton Santos que é conhecido como Tingo Santi. 

Tingo Santi é uma revelação como novo artista e compositor brasileiro, superando 20 mil seguidores no Instagram em pouco mais de 3 meses, com uma das suas composições superando 700 mil visualizações, e várias outras com mais de 100 mil visualizações.

Uma curiosidade sobre Tingo Santi, é que ele construiu uma incrível carreira como executivo na área de tecnologia, onde alcançou o cargo de presidente de uma gigante europeia. Ao final de 2023, Tingo Santi decidiu se “aposentar” do mundo corporativo e investir seu tempo em novos projetos, inclusive como artista e compositor.

Em relação a sua obra como compositor, ele já superou 40 composições, e tem em sua marca, letras virtuosas, canções melodiosas, e uma incrível variedade de estilos musicais (MPB, Pop, Samba, Bolero, Blues, etc. 

Completando o time de compositores tivemos a honra de ter a participação do Paulo de Souza, um super experiente músico e produtor musical.
Paulo começou na música aos 13 anos, já tocou com grandes personalidades da música brasileira: Biafra, Bebeto, Michael Sullivan e muitos outros! 

O trio envolvido com a causa ambiental, no qual estou incluída, desenvolveu o 
“Hino da Praia Limpa”. Na letra há várias informações relevantes voltadas para Educação Ambiental da população. 

Carnaval, samba e limpeza ambiental nossa aposta para sensibilizar os foliões e todos e todas as amantes da natureza.

Com vocês o nosso hino: 

 

https://www.youtube.com/shorts/QpaB3h4gPJM

Por Jornal da República em 29/01/2024
Aguarde..