Cultura, Energia, Acessibilidade e Desafios

Por Silvia Blumberg

Cultura, Energia, Acessibilidade e Desafios

Há poucos dias visitei o Summit Energia aqui no Rio de Janeiro.

Fui convidada pelo Beto Marcelino , fundador da Smart City de Curitiba para assistir o painel de Mobilidade, Cidades Inteligentes e Transição Energética.

No painel além do Beto participaram: Rodrigo Affonso CEO da Lev Bike, Fábio Trindade da Motor Sport e Felipe Peixoto nosso secretário interino da Secretaria de Energia e Desenvolvimento da Economia do  Mar.

Como muitos já sabem iniciei minha carreira em Curitiba , onde prestei o concurso  e fui aprovada para ser efetivada como assistente social na Prefeitura da capital do Paraná.
O prefeito na época era o arquiteto e urbanista Jaime Lerner um dos maiores inovadores do nosso país.

No começo dos anos  70  Lerner inaugurava   corredores especiais para ônibus,  implantava saneamento para toda população e ainda: seus programas de governo contemplavam praticamente os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que surgiram décadas depois de já estar implantado no Paraná! 

Indico  a leitura: 

Opinião de Valor: Jaime Lerner, simplificando as cidades - Mural do Paraná

O painel que assisti no Summit Energia foi uma verdadeira aula de inteligência nas cidades e de desafios do desenvolvimento no nosso país. 

Os aspectos que mais me impactaram foi saber o quanto Curitiba está avançando em acessibilidade e sustentabilidade.
Beto Marcelino nos mostrou os parâmetros que levaram Curitiba receber o título da cidade mais inteligente do mundo! 

Cidade brasileira ganha prêmio internacional de mais inteligente do mundo
Fonte: O Antagonista 
Janeiro / 2024 

O governo  paranaense desenvolve projetos de Economia Circular entre atividades como pecuária e energia elétrica.

O esterco do gado é transformado em biogás e posteriormente em Energia Elétrica; 
 Os desafios da LEV Bike escalar sua produção e venda de bicicletas elétricas já que seu imposto é de 100%; Felipe Peixoto comentou sobre a produção do gás no estado: 76% e o quanto pode alavancar a economia do Rio de Janeiro; 

Rodrigo Afonso relatou o quanto  dependemos do petróleo para mover nossa economia e o mais importante: o quanto dependemos de energia em larga escala e de baixo custo para viabilizar não apenas nosso desenvolvimento como também a necessidade para nos beneficiarmos de todas as inovações incluindo a Inteligência Artificial.

 Foi unanimidade a importância da participação de empresas privadas para investirem, no entanto a insegurança jurídica é um grande entrave para fomentar investimentos internacionais.

Seguindo com os participantes do painel conversamos sobre projetos de Economia Criativa que podem apoiar as estratégias de acessibilidade e facilitar a construção de  novas pontes.

Na área externa do salão onde nós nos encontrávamos , havia um evento alternativo e pioneiro no qual uma entidade conhecida era apoiadora: Energy Hub Ventures cujo CEO é 
Luiz Mandarino. 

E neste ambiente de pura inovação e troca de experiências  onde se apresentaram o Governador do Paraná Carlos Ratinho, Secretário de Planejamento do Paraná Guto Silva, Ex governadora do Paraná  Maria Aparecida Borghetti, e ainda o amigo Celso Kloss Diretor Presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná.

Celso trabalhou décadas como diretor da Unilivre com Educação e projetos voltados para área ambiental  e urbana. 

A troca intimista de experiências de paranaenses e fluminenses durante o evento  permitiu contato direto com as lideranças paranaenses e estamos torcendo para que nasçam  parcerias criativas e alternativas que atendam necessidades e interesses de ambas as partes. 

A cultura de convergências e integração entre as cidades brasileiras são extremamente promissoras e tenho a certeza que poderão trazer muitas riquezas, criar novos empregos e ainda fomentar programas de inclusão e renda.

Educação, Cultura, Ambiente,
Ciências,  Tecnologia, Agricultura , Saúde ,Turismo, Economia do Mar precisam estar conectadas para ser possível conduzimos nosso estado e nosso país na direção de Desenvolvimento Sustentável.

Nosso governo foi anfitrião de um dos eventos mais importante de todos os tempos! 
A transição energética brasileira é modelo para inúmeros países.

Que tenhamos soluções para  os desafios,  inteligência , lucidez, parcerias e investimentos que impulsionem o estado e o país para o lugar que ele merece.

 

Por Jornal da República em 24/06/2024
Aguarde..