Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
A mulher de um dos líderes do Comando Vermelho no Amazonas fez duas visitas ao Ministério da Justiça neste ano. Luciane Barbosa Farias é esposa de Clemilson dos Santos Farias, conhecido como “Tio Patinhas”, preso em dezembro de 2022. O episódio tomou conta do cenário político assim que foi desvendado e publicado na grande imprensa e redes sociais.
Luciane Barbosa e o marido foram condenados em segunda instância por lavagem de dinheiro, associação para o tráfico e organização criminosa. Ele cumpre 31 anos no presídio de Tefé (AM). Ela foi sentenciada a dez anos e recorre em liberdade. As reuniões de Luciane no Ministério da Justiça foram com os secretários de Políticas Penais, Rafael Velasco; de Assuntos Legislativos, Elias Vaz; e com a coordenadora do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), Tamires Sampaio.
Ministro Flávio Dino se defende e Lula não sabe de nada.
A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de São Paulo e confirmada pela CNN com integrantes da pasta. O ministro Flávio Dino falou sobre o assunto nas redes sociais. Em sua defesa o ministro deu o seguinte esclarecimento. Procurado pela imprensa, Lula respondeu que não estava sabendo de nada.
“Nunca recebi, em audiência no Ministério da Justiça, líder de facção criminosa, ou esposa, ou parente, ou vizinho. De modo absurdo, simplesmente inventam a minha presença em uma audiência que não se realizou em meu gabinete. Sobre a audiência, em outro local, sem o meu conhecimento ou presença”, escreveu.
Conhecida como dama do tráfico, Luciane Barbosa Farias, por ser mulher do chefe do Comando Vermelho no Amazonas, foi levada ao Ministério da Justiça para duas agendas na pasta através da advogada Janira Rocha, ex-deputada federal pelo PSOL.
Boulos explica fotos com a “dama do tráfico”
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, usou as redes sociais para explicar as fotos que tirou com Luciane Barbosa Farias, conhecida como “dama do tráfico amazonense”, ligada à facção criminosa Comando Vermelho.
Luciane participou de audiências com dois secretários e dois diretores do Ministério da Justiça em um período de três meses e também esteve na Câmara dos Deputados, onde tirou fotos com o psolista e teve uma reunião. De acordo com o parlamentar, ele não conhecia Luciane e foi abordado por ela e outra mulher no Salão Verde da Câmara, onde as fotos foram tiradas.
Argentina: O candidato a presidência, Milei chama Lula de “comunista” e “corrupto”
De acordo com o jornal argentino Clarín, Javier Milei candidato à presidência da Argentina, chamou Lula de “comunista” e “corrupto” e reafirmou que foram por esses motivos que o presidente foi preso. Pesquisa da empresa Opinaia, Milei lidera com 43% das intenções, ante 39% de Massa. Enquanto Massa definha as vésperas da eleição, Milei avança com apoio dos jovens, e ideólogos argentinos. De cordo com a pesquisa, cerca de 7% respondeu que votaria em branco ou nulo, mais 6% estão indecisos e 5% dizem que não vão votar. Considerando apenas os votos válidos, Milei tem 52% a 48%.
Javier Milei, afirmou a imprensa na quarta-feira (8/11) que não se encontrará com o presidente Lula caso seja eleito. A entrevista foi concedida ao jornalista Jaime Bayly. No texto, Milei defendeu ideias como a condenação de “autocratas”, mencionando Vladimir Putin, e a retirada de embaixadores argentinos em países que vivem “regimes ditatoriais”, utilizando de exemplo a Venezuela e Cuba.
Escritor Mario Vargas Llosa e nove ex-presidentes declaram apoio a Milei
Cerca de nove ex-presidentes latino-americanos, juntamente com o renomado escritor Mario Vargas Llosa, expressaram apoio ao candidato presidencial argentino Javier Milei. A declaração foi compartilhada pela chapa "La Libertad Avanza" nas redes sociais, destacando críticas ao modelo econômico do candidato governista Sergio Massa e ao projeto político associado a Néstor e Cristina Kirchner.
Um grupo de nove ex-presidentes latino-americanos, juntamente com o renomado escritor Mario Vargas Llosa, expressaram apoio ao candidato presidencial argentino Javier Milei. A declaração foi compartilhada pela chapa "La Libertad Avanza" nas redes sociais, destacando críticas ao modelo econômico do candidato governista Sergio Massa e ao projeto político associado a Néstor e Cristina Kirchner.
A PEC que retira a supremacia do Supremo atemoriza ministros
A proposta de uma PEC surge em meio ao momento mais crítico do embate entre o Congresso e o STF devido a votações que chegaram à Corte e desagradavam os congressistas. Nem mesmo entrou em pauta, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, afirmou que a PEC que pretende dar ao Congresso o direito de derrubar decisões da corte é inconstitucional, “não tem boa origem” e poderia ser derrubada pelos ministros.
A declaração foi feita durante um almoço com membros da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços na Câmara dos Deputados na quarta-feira (8). Um dos líderes da Frente, o Domingos Sávio (PL-MG), é o autor da proposta criticada por Gilmar Mendes. Durante o evento, o ministro se sentou ao lado do parlamentar. Entre os que mais incomodam, estão o julgamento da tese do Marco Temporal para demarcação de terras indígenas; da descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal; e da descriminalização do aborto realizado até a 12ª semana de gestação. Três temas frenéticos que vai proporcionar fortes embates no Congresso.
OAB adverte Ministro do STF Alexandre de Moraes por violação de prerrogativa
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) emitiu uma nota manifestando preocupação com a “flexibilização ou supressão” da ampla defesa, direito previsto na Constituição Federal, mas que vem sendo desestimado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O magistrado negou a um advogado o direito de realizar a sustentação oral em sessão da Primeira Turma. O manifesto assinado pelo presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, advertiu que suprimir as prerrogativas da advocacia é “apequenar os direitos individuais”
Durante uma sessão da Primeira Turma do STF, que ocorreu na última terça-feira (7), Moraes negou a um advogado o direito de sustentação oral, uma garantia prevista na Constituição como prerrogativa do direito de defesa. O magistrado alega que o colegiado já havia tomado a decisão de não permitir sustentação oral nos agravos, e declarou que o regimento interno da Suprema Corte tem força de lei, “prevalecendo sobre a norma geral”.
Meninas e mulheres sofrem violência sexual a cada oito minutos
Os estupros de meninas e mulheres no Brasil chegaram a 34 mil casos, um crescimento de 14,9% na comparação entre o primeiro semestre deste ano e o mesmo período do ano passado. Isso significa que uma menina ou mulher sofreu violência sexual a cada oito minutos no primeiro semestre.
Os feminicídios e homicídios femininos também tiveram crescimento no mesmo período, com elevação de 2,6%. Os dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os dados de perfil das vítimas de estupro do Brasil indicam que a maior parte das vítimas é de crianças, e os crimes acontecem dentro das próprias casas, com autoria de pessoas conhecidas, geralmente familiares.
A farra das concessionárias e o estelionato nas contas de luz, água e gás
Os resultados da pesquisa "Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2023" indicam que 53% dos brasileiros endividados afirmam que as contas de luz, água e gás representam a maior fatia do orçamento mensal. Além disso, 83% dos entrevistados relatam ter atrasado o pagamento de outros tipos de contas para priorizar o pagamento de contas de água, luz ou gás.
Pesquisa realizada pelo Serasa e o Instituto Opinion Box, revelou que, para a maioria das pessoas (82%), o valor dessas contas no orçamento é de até R$ 750, o que corresponde a mais da metade do salário mínimo, estabelecido em R$ 1.320. De acordo com a pesquisa, atrasos prolongados no pagamento de dívidas são uma situação comum para muitos brasileiros: 74% dos devedores de contas essenciais afirmam ter uma pendência vencida há pelo menos um ano.
O Google confirmou que a partir de dezembro vai excluir contas do Gmail
A partir de 1 de dezembro, o Google começará a excluir, embora “expurgar” possa ser um termo melhor, contas pessoais do Gmail e Google Fotos que são consideradas inativas pela empresa. Essa exclusão em massa incluirá praticamente todo o conteúdo possível, desde as mensagens do Gmail até os arquivos do Google Docs. As primeiras contas a serem direcionadas em dezembro serão aquelas que foram criadas, mas nunca usadas novamente.
Em julho deste ano, a Big Tech enviou e-mails de alerta para os usuários com informações sobre as exclusões de contas inativas, incluindo a data no início de dezembro. Esses e-mails afirmavam que qualquer conta considerada inativa receberia “vários e-mails de lembrete” antes de qualquer ação ser tomada. Além disso, as mensagens foram enviadas para qualquer endereço de recuperação registrado.
Contas paralisadas
Estatisticamente falando, um erro como esse é improvável. Isso porque essa exclusão, que segundo o Google é motivada por segurança, se aplica apenas a contas pessoais inativas. Mais especificamente, usuários que não fizeram login em suas contas do Google por pelo menos dois anos.
Segundo Ruth Kricheli, vice-presidente de gerenciamento de produtos do Google, em maio a razão por trás da nova política de contas inativas: “Se uma conta não foi usada por um longo período de tempo, é provável que esteja comprometida”. O raciocínio é que as contas que permanecem inativas por muito tempo não passaram por verificações de segurança regulares e provavelmente não ativaram a autenticação de duas etapas. Fonte original:forbes-tech/Imagem: Internet
*ROBERTO MONTEIRO PINHO - Jornalista, escritor, CEO em Jornalismo Investigativo, ambientalista, presidente da Associação Nacional e Internacional de Imprensa – ANI, Associação Emancipacionista da Região da Barra da Tijuca. Membro da ALB - Federação das Academias de Letras do Brasil, Técnico em Arbitragem. (Lei 9307/1996). Ex - Dirigente da Central Geral dos Trabalhadores – CGT, Observador para Assuntos sobre Liberdade de Imprensa no Parlamento Europeu. Escreve para Portais, sites, titular de blog de notícias Nacionais e Internacionais, blog Análise & Política. Autor da obra: Justiça Trabalhista do Brasil (Edit. Topbooks), e dos livros: “Os inimigos do Poder”, e “Manual da Emancipação”. Foto Redes Sociais..
"Esta publicação opinativa encontra-se em conformidade com a LGPD, lei nº 13.709, 14 de agosto de 2018."
Contato: robertompinho@yahoo.com.br
@robertomonteiropinhooficial
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!