Danilo Costa explica como o AfroReggae está mudando vidas nas comunidades do Rio

Premiações internacionais: O reconhecimento global do trabalho do AfroReggae

Durante o 16º Arraial Baixola Tradicional, evento organizado pelo senador Romário, tivemos a oportunidade de conversar diretamente com Danilo Costa, diretor executivo do Grupo Cultural AfroReggae. O Grupo, conhecido por seu trabalho pioneiro nas favelas e comunidades do Rio de Janeiro, agora expande seu impacto também como produtora, trazendo narrativas autênticas e inclusivas para o mercado audiovisual brasileiro.

Danilo explicou como a produtora surgiu como um braço independente da ONG, inicialmente focada em usar a arte e a cultura como ferramentas de transformação social. "Começamos com projetos na ONG e agora estamos levando nossa mensagem através de séries, jogos e música", disse ele. A série recente sobre o Falange Vermelha, exibida em parceria com a Rede Globo, exemplifica essa transição de projetos sociais para produções de grande escala.

O AfroReggae não apenas diversifica o cenário musical brasileiro com seu selo Crespo Música, mas também capacita jovens de favelas e comunidades periféricas através de cursos de desenvolvimento de jogos e design. "Nosso objetivo é proporcionar oportunidades no mercado de trabalho e na indústria criativa para aqueles que muitas vezes são marginalizados", explicou Danilo.

Além das produções audiovisuais, o Grupo realiza ações de intercâmbio internacional, levando seus projetos para lugares tão diversos quanto Índia, Inglaterra e Cabo Verde. "Acreditamos na mudança efetiva através do conhecimento local e das parcerias com as comunidades que servimos", destacou.

O reconhecimento do AfroReggae não se limita ao Brasil; suas produções foram premiadas internacionalmente, incluindo participações em festivais de prestígio como Berlim e Cannes. "Estamos no caminho certo e não pretendemos parar por aqui", concluiu Danilo.

O trabalho de Danilo Costa e do Grupo Cultural AfroReggae exemplifica como a arte e a cultura podem ser poderosas ferramentas de transformação social, oferecendo não apenas entretenimento, mas também uma plataforma para vozes antes não ouvidas.

Por Robson Talber

Repórter Ralph Lichotti - Advogado e Jornalista, Foi Sócio Diretor do Jornal O Fluminense e acionista majoritário do Tribuna da Imprensa, Secretário Geral da Associação Nacional, Internacional de Imprensa - ANI, Ex-Presidente da Comissão de Sindicância e Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa - ABI - MTb 31.335/RJ

Notícias exclusivas e ilimitadas

O Última Hora Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!

Entre para os nossos grupos de WhatsApp CLIQUE AQUI PARA ENTRAR, nossas Redes Sociais Facebook, Instagram, Twitter e YouTube e receba notícias diariamente.

 

Por Jornal da República em 23/06/2024
Aguarde..