Datafolha: Religiosidade é menos importante que honestidade para eleitores paulistanos

Pesquisa revela que honestidade e conhecimento local são mais importantes que religiosidade

Datafolha: Religiosidade é menos importante que honestidade para eleitores paulistanos

Datafolha: eleitor paulistano prefere candidatos que conheçam a cidade e não sejam corruptos a inclinações religiosas

Pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (30) revela que, na hora do voto, o eleitor paulistano prefere candidatos que conheçam bem a cidade e não tenham sido implicados em escândalos de corrupção a políticos religiosos. Como diz o ditado, "mais vale um pássaro na mão do que dois voando".

O Datafolha apresentou 12 possíveis atributos dos candidatos à Prefeitura aos entrevistados e pediu que dessem uma nota de 0 (nada importante) a 10 (muito importante) a cada um deles. A religiosidade do candidato ficou em último lugar, com nota média de 5,6. Ou seja, "santo de casa não faz milagre".

As qualidades que os paulistanos mais procuram em um prefeito são: conhecer bem a cidade (nota média de 9,2), não ter envolvimento em casos de corrupção (8,9), um bom programa de governo (8,8), experiência administrativa (8,7) e um passado político conhecido (8,2). Como diz o velho ditado, "quem não deve, não teme".

Ter uma trajetória sólida e compartilhar da mesma posição política dos eleitores ganharam nota 8. Menos importantes para os paulistanos são: a escolha do vice (7,8), o carisma (7,3) e ter o apoio do governador (6,8) ou do presidente (6,7). Afinal, "quem vê cara, não vê coração".

A população de São Paulo é 40% católica e 28% evangélica. Entre os católicos, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) estão empatados tecnicamente: 26% contra 23%. Em terceiro lugar, vêm José Luiz Datena (PSDB) e Tabata Amaral (PSB), com 10% de intenção de voto cada um. Como diz o ditado, "em terra de cego, quem tem um olho é rei".

Entre os evangélicos, Nunes lidera com 28%. Atrás dele vem Pablo Marçal (PRTB). Boulos é o preferido de 12% do segmento. Como dizem por aí, "cada macaco no seu galho".

Segundo o Datafolha, Nunes e Boulos estão tecnicamente empatados na corrida pela Prefeitura de São Paulo. O atual prefeito tem 23% das intenções de voto; o deputado federal tem 24%. A pesquisa foi realizada nos dias 27 e 28 deste mês. O Datafolha ouviu 1.092 pessoas no levantamento, e a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº SP-08145/2024.

#RicardoNunes #GuilhermeBoulos #Eleições2024 #PolíticaSP #Datafolha

 

 

Por Jornal da República em 30/05/2024
Aguarde..