De aliada fiel à pedra no caminho de Bolsonaro

De aliada fiel à pedra no caminho de Bolsonaro

 

Zambelli volta às manchetes 

Carla Zambelli (PL-SP) disse aos jornalistas, hoje pela manhã em Brasília, que estava surpresa com a ação da Polícia Federal em sua residência e, em seu gabinete na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, 2, pois já havia se colocado à disposição da Justiça para colaborar com as investigações em que é citada. Embora negue qualquer relação escusa com o hacker Walter Delgatti Neto, ela admite que o encontrou em pelo menos três vezes.

 Nitroglicerina pura 

A versão de Zambelli não bate com as declarações do hacker, dadas em junho à Polícia Federal durante depoimento, a respeito de pedidos nada republicanos da deputada sobre uma ofensiva ao ministro do STF, Alexandre de Moraes. Segundo Walter Delgatti, a deputada bolsonarista teria pedido a ele para obter conversas comprometedoras do ministro por meio de invasão a seus aparelhos eletrônicos. O hacker, que foi responsável por vazar documentos da Lava Jato, foi preso hoje por ordem de Moraes.

 Rastro

Em entrevista coletiva, Carla Zambelli confirma que apresentou Delgatti ao presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e que intermediou o encontro do hacker com o então presidente da República Jair Bolsonaro. Mas ela exime o "chefe" de qualquer relação com os serviços praticados pelo hacker.

O fantasma da urna 

Delgatti disse em depoimento que Bolsonaro havia lhe perguntado se era possível invadir a urna eletrônica. Zambelli nega que tenha havido qualquer diálogo nesse sentido. Aliás, a deputada tomou para si a questão envolvendo o hacker isentando Bolsonaro de qualquer acusação. "Carla Zambelli que responde, Bolsonaro não tem nada a ver com isso". Nos quatro anos de seu mandato, o então presidente adotou o mantra de que as urnas eletrônicas do país não são confiáveis e que o resultado pode ser fraudado.

 'Deputada séria'

Carla Zambelli se autodeclarou uma deputada séria e que não faria uma brincadeira de mau gosto com o ministro Alexandre de Moraes porque sabe o que acontece com deputados que brincam com ministros. Ela se diz muito "tranquila". Curioso é que poucas horas depois de Zambelli vir a público se defender, a Comissão de Ética da Câmara dos Deputados decidiu aceitar representação contra ela por quebra se decoro parlamentar, qus pode lhe custar o mandato, por ter xingado o deputado federal Duart Jr (PSB-MA) em abril deste ano. Ano passado, a deputada protagonizou uma cena pitoresca nas ruas de São Paulo, ao correr, com arma em punho em plena luz do dia, atrás de um homem que a criticava.

Ainda estão altos 

A pressão do governo surtiu efeito e, após três anos irredutível, o Banco Central cortou a taxa de juros na reunião do Copom desta quarta-feira, 2, baixando para 13,25% ao ano. Mas a taxa Selic ainda está alta e coloca o país entre os que os juros são os mais altos do mundo. A redução em 0,50 ponto percentual teve o voto favorável do presidente da instituição, Roberto Campos Neto.

Pauta polêmica

Ao que tudo indica, o julgamento no STF da ação que pede a descriminalização do porte da maconha para uso pessoal ainda vai se arrastar por muito tempo na corte. Paralisado há 8 anos, o julgamento retomou hoje, com o voto favorável do ministro Alexandre de Moraes pela descriminalização, mas foi logo suspenso a pedido do próprio relator da ação, ministro Gilmar Mendes. Com o voto de Moraes, já são quatro votos favoráveis pela retirada do rol dos crimes o transporte de maconha para uso pessoal.

Oportunidade 

Projeto de lei do senador Weverton (PDT-MA) prevê incentivos à empregabilidade de mulheres acima de 50 anos de idade. A matéria foi aprovada na Comissão de Direitos Humanos da casa e agora vai para análise da Comissão de Assuntos Sociais.

Lula pop star

Ao finalizar seu discurso, na tarde de hoje, no Palácio do Planalto, por ocasião do lançamento do Programa Povos da Pesca Artesanal e da assinatura do decreto que recria o Conselho Nacional da Pesca e Aquicultura, opresidente Lula quebrou o protocolo e se dirigiu a um grupo de pescadores e entidades do setor pesqueiro que acompanhavam a solenidade, causando frisson, alvoroço e muitos gritos, palmas, fotos e vídeos das centenas de pessoas que estavam no salão do Planalto. A ação durou por um bom tempo e todos queriam aproveitar a oportunidade de falar com o presidente, tirar uma foto e tocar-lhe a mão.

 Isolados

Chegou à Coluna queixas e críticas de entidades de turismo do Estado do Acre sobre a péssima malha aérea da região, em que somente duas companhias aéreas atendem ao Estado, mas com embarques esporádicos, cuja demora chega a dez dias. Pra piorar, os preços de apenas um trecho chega a ultrapassar os R$ 3 mil. Alô bancada federal do Acre; Alô Ministério do Turismo!

Por Coluna Valéria Costa em 02/08/2023
Aguarde..