Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
De Che Guevara
"Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás",
para Mahatma Gandhi,
"Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo".
O seu recém-casamento em Portugal parece ter amolecido o coração comunista de Qua-quá, outrora, radical linha dura, contra o liberalismo, agora virou um grande articulador com todos os setores.
Há 30 anos atrás, quando eu era Presidente do Diretório Central dos Estudantes e existia um movimento estudantil raiz de esquerda, antes de Lula ser eleito e cooptar o movimento estudantil do Brasil ao triste pragmatismo de Governo, a pauta do movimento era a do materialismo dialético, e não tinha jovem de direita, até o desgaste politico do governo Dilma, o jovem no Brasil era de esquerda, pois naturalmente o jovem é livre e rebelde, e se entende como a única pessoa capaz de mudar o mundo, ou participar de um movimento que mude, diferente dos influencers de hoje, que só querem monetizar em cima do número de seguidores, que para aumentar o engajamento deles fazem qualquer tipo de aberração, os jovens idealistas na ditadura eram inimigos do estados e se pegos eram perseguidos e torturados até o desgaste do governo Dilma essa memória era recente para o jovem.
Mas 13 anos sem alternância de poder e a fraca liderança de Dilma fez nascer no Brasil o jovem de direita, que quase 40 anos depois da ditadura, perdeu a referência de políticos como Tancredo Neves, Brizola, Ulisses Guimarães, Mário Covas, Josaphat Marinho, Pedro Simon, e outras referências engajadas na construção do Estado Democrático de Direito, e cansadas do governo Dilma grande parte dos jovens passou a se dizer de direita e até arrumaram um "mito" para seguir.
Já dizia Che Guevara "Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética." não especificando se era rebelde de esquerda ou de direita.
Os jovens brasileiros que gostavam de política eram naturalmente de esquerda, lembro que tinha uma corrente trotskista que tinha um grito de guerra que dizia "Paredão, Paredão matadores de Leon", ou seja, a ideologia era o bem maior, os partidos eram identificados por suas bandeiras, diferente de hoje onde o pragmatismo e clientelismo politico impera e direita e esquerda só funciona na hora de fazer discurso.
O vice-presidente nacional do PT, deputado federal Washington Quaquá (RJ), deu o sinal dos novos tempos da política perdoando seus adversários ideológicos e novos colegas Nikolas e Zambelli, que provavelmente subiram no palanque contra ele em Maricá, Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (seu reduto eleitoral).
Certamente os princípios da Revolução Cubana de Che Guevara e os ecos dos gritos de guerra "Paredão, Paredão matadores de Leon", já não fazem parte da agenda do poder de velhos militantes das esquerda, que hoje amadurecidos ou cansados de lutar contra o sistema, dialogam mais que usam os vernáculos idealistas do Marxismo.
O líder petista parece não ligar para os idealistas socialistas que estão o detonando na web após votar pelo arquivamento dos processos contra os bolsonaristas Nikolas Ferreira (PL-MG) e Carla Zambelli (PL-SP) no Conselho de Ética da Câmara, nesta quarta-feira (9).
O parlamentar alegou que o seu voto foi por uma questão “pedagógica”. Quaquá ainda defendeu que todas as representações no Conselho de Ética sejam arquivadas e que, apenas a partir de agora, se estabeleça um método de intolerância em quebra de decoro parlamentar.
Leia ainda:
ELEIÇÕES 2024: Pré-candidatos a Prefeito das cidades do Estado do Rio de Janeiro (Ordem alfabética)
PRÉVIAS ELEIÇÕES 2024: Veja quem poderão ser os candidatos a Prefeito na sua cidade
Veja quem podem ser os pré-candidatos a prefeito de Cabo Frio de 2024
Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Duque de Caxias em 2024
Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de São Fidélis em 2024
Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Cardoso Moreira em 2024
Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Quissamã em 2024
Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Carapebus em 2024
Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Macaé em 2024
Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Italva em 2024
Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Campos dos Goytacazes em 2024
Da Editoria Última Hora Online / Agência Brasil / Ralph Lichotti / Imagem: Redes Sociais
Notícias exclusivas e ilimitadas
O Última Hora Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.
Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!
Entre para os nossos grupos de WhatsApp (CLIQUE AQUI PARA ENTRAR), nossas Redes Sociais Facebook, Instagram Twitter e YouTube e receba notícias diariamente.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!