Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
A união para a defesa das instituições públicas de ensino, foi o tema principal discutido ontem durante a roda de conversa "Ciência e Educação" realizada no auditório da CEFET/RJ, e que contou com a participação do ex-reitor da UERJ, Ricardo Lodi e da professora Elika Takimoto. Segundo os convidados, a PEC 206/2019, que tem como argumento que para financiar a educação é preciso cobrar de quem pode pagar, acaba com a gratuidade do ensino público no país.
- A proposta é falaciosa, já que 70% dos alunos matriculados em universidades públicas do Brasil têm renda familiar referente a um salário mínimo e meio, sendo que apenas 12% atinge o patamar de três salários mínimos. Isso reafirma a importância de não se retirar a cláusula de gratuidade do ensino público da Constituição Federal - explicou Lodi.
Ele destacou ainda a necessidade de se fortalecer a escola pública, ampliando os recursos e garantindo a autonomia das instituições, o que fortalecerá um ensino de excelência.
Para se ter uma ideia, 97% da pesquisa científica realizada no país vem de instituições públicas, que na extensão atinge 100%.
- Nenhum país do mundo conseguiu atingir o desenvolvimento social e econômico desejável, sem investir fortemente na educação, ciência e tecnologia - concluiu.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!