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O Dia do Consumidor foi criado para proteger e lembrar dos direitos que possuem, não apenas entre os consumidores propriamente ditos, mas também para que as empresas e lojas lembrem do compromisso de respeitar todas as leis que os protegem. Para comemorar o Dia Mundial do Consumidor, a Comissão de Defesa do Consumidor da CMRJ estará promovendo na próxima sexta-feira, dia 14, das 10h às 16h em frente ao Shopping dos Peixinhos, em Madureira, atendimento itinerante onde os técnicos da comissão estarão tirando dúvidas e recebendo reclamações dos consumidores. Na oportunidade também serão distribuídos exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
De acordo com a vereadora Vera Lins (PP), presidente da comissão, com a conscientização cada vez maior de seus direitos, os consumidores vem aumentando o número de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor; e eles irão cobra-los sempre que se sentirem ludibriados.
- Para se ter uma ideia do quanto os consumidores estão atentos, eles hoje fazem inúmeras pesquisas antes de realizarem uma compra, consultando sites para saberem a procedência das empresas. Isso é o resultado das inúmeras campanhas realizadas pelos órgãos, e pelas campanhas itinerantes como iremos realizar em Madureira, que conscientizam os consumidores - disse.
Mas tudo isso não significa que eles estejam satisfeitos com as empresas, principalmente as concessionárias de serviços como Vivo, Tim, Águas do Rio, lojas de eletrônicos, eletrodomésticos e Cedae, que figuram na Comissão de Defesa do Consumidor da CMRJ entre as que mais possuem reclamações.
- A dificuldade na troca de produtos eletrônicos nas lojas e de roupas é uma das principais delas. Para evitar constrangimentos, é importante que o consumidor exija sempre a nota fiscal da compra, pois ela é a garantia no caso de algum defeito. Vale lembrar que no caso dos vestuários, o consumidor precisa observar se na etiqueta consta o tipo de tecido e a forma correta de lavagem; é preciso também que todas as informações estejam em língua portuguesa - explicou.
A parlamentar destacou ainda que recentemente um novo tipo de reclamação vem chamando a atenção dos atendentes da comissão:consumidores estão denunciando que a Light vem ofertando aos clientes que realizam a troca de titularidade ou um novo contrato, a opção do consumidor receber a conta por média ou a leitura do relógio.
- Isso é nada mais nada menos do que uma leitura por estimativa, que é estritamente proibido pela lei municipal n° 6361 de nossa autoria que determina que a cobrança só pode ser feita através da leitura do relógio - disse.
Vale destacar que independente de datas específicas, a comissão vem sempre realizando ações itinerantes em vários bairros para garantir que os consumidores estejam sempre cientes de seus direitos
Os consumidores que quiserem reclamar ou denunciar o direito violado, podem encaminhar suas reclamações através do e-mail consumidor@camara.rj.gov.br, e postá-las no site www.camara.rj.gov.br clicando no “reclame aqui” do link da Defesa do Consumidor, pelo https://facebook.com/comissaomunicipaldedefesadoconsumidorrj ou através do 0800 285 2121.
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