Dentista e veterinária do RJ disputam rali para mulheres na Arábia Saudita

Dupla é a primeira a representar o Brasil na competição, que inicia nesta terça-feira e termina no Dia Internacional da Mulher

Dentista e veterinária do RJ disputam rali para mulheres na Arábia Saudita

A médica veterinária Paula Breves e a dentista Vilma Rafael são a primeira dupla de mulheres brasileiras que vão representar o país no “Rally de Jameel", na Arábia Saudita. A largada do rali ocorre nesta terça-feira (05), em Hail City, e a prova termina em King Abdullah Economic City, no Dia Internacional da Mulher.

É a terceira edição da prova de regularidade exclusivamente feminina, com a presença de 40 equipes de países diferentes. O evento é considerado um marco na Arábia Saudita, onde as mulheres eram proibidas de dirigir até 2017. A prova terá 1.600km, passando pelas cidades de Hail, AlUla, Umluj, Yanbu, and King Abdullah Economic City (KAEC), com pernoite em tendas.

"Estamos muito animadas e felizes. Esse rali é inspirador e queremos incentivar mulheres do mundo inteiro", diz Paula, a pilota. "É o nosso primeiro rali internacional e queremos superar os desafios com foco e resistência. Porque rali não é força, é concentração e determinação", completa Vilma, a navegadora.

História da dupla

Num ambiente ainda predominantemente masculino, Paula e Vilma iniciaram no esporte há 15 anos. Passaram pelas categorias iniciais, ganharam competições nacionais e, em 2023, foram vice-campeãs na categoria Supermaster, em pódio até então ocupado apenas por homens ou duplas mistas. Pelo resultado, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) convidaram as duas para representar o Brasil no Oriente Médio.

A história do "casamento" das duas começou em 2008, quando Paula não teve muito sucesso ao se tornar navegadora do marido. Queria mesmo era assumir o volante e foi num convite improvável à Vilma, no meio de jantar entre casais de amigos, que a parceria de sucesso ganhou vida.

"Nossos maridos são amigos e convidei a Vilma para ser minha navegadora por educação, devido ao interesse dela no assunto. Não imaginava que ia aceitar entrar nesse perrengue porque ela é uma mulher fina, mas ela disse sim! Ensinei a ela e foi ótimo, porque ela é uma dentista bem minuciosa", lembra Paula.

No mesmo ano, a dupla ganhou a primeira competição e não parou mais. Em 2015, elas estiveram nos três primeiros lugares em todas as corridas.

Esposas, mães e profissionais bem-sucedidas, Paula e Vilma estiveram em diversas competições, como na Transcatarina; Mitsubishi Motorsports em diferentes estados do Brasil; Novo Rally, em Minas Gerais; no Campeonato Paulista Off Road; no Cerapió e na Transbahia.

O “Rally de Jameel", na Arábia Saudita, vem coroar os 15 anos de perseverança. "É a primeira vez na história do rali brasileiro que uma dupla feminina chega tão alto", finaliza Vilma.

Fotos de divulgação 

2ca98d7a-8b20-428b-8376-48368f50511d

Vilma, à esquerda, e Paula representam o Brasil em rali na Arábia Saudita

 

16057f7d-3a66-4325-a8fa-08835ce53537

 

 

 

Por Jornal da República em 05/03/2024
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Manbol é reconhecido como esporte no Estado do Rio de Janeiro
02 de Setembro de 2024

Manbol é reconhecido como esporte no Estado do Rio de Janeiro

Neymar tem até 72 horas para fazer exame de DNA
17 de Junho de 2024

Neymar tem até 72 horas para fazer exame de DNA

Rio de Janeiro alcança feito histórico com a melhor colocação nos Jogos da Juventude de 2023
20 de Setembro de 2023

Rio de Janeiro alcança feito histórico com a melhor colocação nos Jogos da Juventude de 2023

Cariocas viajaram 2400 km de bicicleta para falar com Bolsonaro contra o feminicídio e a pedofilia
20 de Setembro de 2021

Cariocas viajaram 2400 km de bicicleta para falar com Bolsonaro contra o feminicídio e a pedofilia

Aguarde..