Denúncia ao MPRJ: Vereador Marcelo Diniz, joga duro para apurar fraude na distribuição de quiosques pela prefeitura.

Denúncia ao MPRJ: Vereador Marcelo Diniz, joga duro para apurar fraude na distribuição de quiosques pela prefeitura.

O vereador Marcelo Diniz (SD/RJ), discursou no plenário da câmara, ter havido fraude na distribuição de cinquenta (50) quiosques entregues a população do Gardênia Azul, que foi motivo de bate boca em público entre o prefeito Eduardo Paes (PSD/RJ), e a sub prefeita Thalita Galhardo.

O parlamentar transtornado pede a imprensa para acompanhar o fato de lupa e já encaminhou denúncia ao MPRJ:

NOTA DE MANIFESTO

                        O vereador Marcelo Diniz vem, através da presente, informar que tomou ciência de que em 10 de agosto de 2021, a prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, através da Subprefeitura de Jacarepaguá, comandada pela Sra. TALITA GALHARDO, em conjunto com a Secretaria Municipal de Ordem Pública – SEOP, realizou operação de remoção de ambulantes e destruição das estruturas existentes na Avenida Isabel Domingues, no Gardênia Azul, Jacarepaguá, desalojando 198 (cento e noventa e oito) comerciantes que ali estavam instalados.
                     Estes comerciantes procuraram o vereador, que tem atuação destacada naquela região de Jacarepaguá, para que o mesmo ajudasse aos desalojados na busca de uma solução junto à Prefeitura Municipal.
                     Dessa forma, o vereador, no uso das suas atribuições parlamentares, requereu a reurbanização da área destruída, bem como o reassentamento dos comerciantes que tiveram os seus comércios destruídos, através da Indicação Legislativa nº 6575/21.
                     A Prefeitura Municipal atendeu ao pleito do vereador e determinou a completa reforma da Avenida Isabel Domingues. Ocorreu que, na reconstrução determinada, foram construídos somente 50 (cinquenta) quiosques, onde anteriormente, estavam instalados 198 (cento e noventa e oito).
                    Como a obra não contemplava a totalidade dos desalojados, a Prefeitura Municipal, através da SEOP e da Subprefeitura, publicaram um Edital no DO-Rio, em 17 de janeiro de 2023, onde contemplavam apenas 50 (cinquenta) comerciantes escolhidos para ocuparem as novas instalações. 
                     Insatisfeitos, os comerciantes preteridos, mais uma vez, provocaram a iniciativa do vereador Marcelo Diniz que, fazendo uso das ferramentas parlamentares que possui, efetuou pedido de informações à Prefeitura, para que esclarecesse os critérios para tais escolhas.
                    Ocorreu que, mesmo sem receber as respostas requeridas, foi publicado uma segunda listagem com alterações à primeira lista de ocupantes dos quiosques, em 24 de fevereiro de 2023, no DO-Rio.
                  Novamente, os comerciantes procuraram o vereador relatando que diversas irregularidades estariam ocorrendo na escolha dos comerciantes, indicando que o princípio da IMPESSOALIDADE não estaria sendo respeitado.
                 Por esse motivo, o vereador, de forma insistente, requereu mais uma vez, as necessárias informações junto à Prefeitura Municipal, através da Câmara de Vereadores e, para sua surpresa, a relação dos comerciantes escolhidos mudou pela terceira vez, de acordo com a publicação no DO-Rio  de 02 de março de 2023.
                    Dentre as diversas irregularidades denunciadas pelos próprios ambulantes, os munícipes listados nos números 12, 25, 30, 31, 32, 39, 45 e 49, nunca tiveram qualquer tipo de boxes ou barracas naquela localidade, o que fere de morte, todo o conteúdo da Resolução CEOP 441 de 16 de janeiro de 2022. 
                   Dessa forma, o vereador que, apesar de ter a atribuição de fiscalizar os atos do Executivo, não possui a prerrogativa de investigar os fatos ocorridos e, por esse motivo, protocolou uma REPRESENTAÇÃO junto ao Ministério Público Estadual como forma de trazer os devidos esclarecimentos e imputação de responsabilidades, em caso de comprovação de favorecimentos que firam a transparência da administração pública. 
É o que se tem para manifestar sobre os fatos.

Rio de Janeiro, 14 de abril de 2023

VEREADOR MARCELO DINIZ.

Matéria: Fernando Annibolete.

Leia ainda: Eduardo Paes aponta dedo para Galhardo e diz: 'olha aqui, ele está falando comigo' e complementa: 'eu te mando embora daqui'

Clique e assista o vídeo de Paes apontando o dedo e dizendo 'eu te mando embora daqui''

 

 

Por Jornal da República em 15/04/2023
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Ação de Voluntariado Ambiental da início a Semana do Dia Mundial da Água
17 de Março de 2024

Ação de Voluntariado Ambiental da início a Semana do Dia Mundial da Água

Comissão de Saneamento da Alerj solicita cronograma de investimentos da Águas do Rio para cada município
24 de Março de 2023

Comissão de Saneamento da Alerj solicita cronograma de investimentos da Águas do Rio para cada município

Lixo, doenças e abandono: O retrato das cidades brasileiras após décadas de negligência na saúde pública
29 de Dezembro de 2024

Lixo, doenças e abandono: O retrato das cidades brasileiras após décadas de negligência na saúde pública

Moradores pedem explicações ao prefeito Eduardo Paes, sobre obras na Barra da Tijuca.
14 de Abril de 2023

Moradores pedem explicações ao prefeito Eduardo Paes, sobre obras na Barra da Tijuca.

Aguarde..