Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O deputado federal, Gurgel (PSL-RJ), solicitou apoio de seus pares membros da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados a realização de uma audiência pública para tratar da repatriação de crianças brasileiras, juntamente com seus responsáveis, que foram deportadas dos Estados Unidos para o Haiti.
Na mesma linha, demandou na Subcomissão Especial de Proteção e dos Direitos da Criança e do Adolescente para debaterem esse impasse que assola essas crianças.
Até o momento, cerca de 84 crianças de nacionalidade brasileira, filhas de pais de origem haitiana, foram deportadas pelo governo americano diretamente para o país caribenho, sem que o Itamaraty fosse previamente informado sobre a situação.
Ao tomar ciência do caso, o deputado Gurgel abraçou a causa para amenizar a dor desses brasileiros.
No entanto, há um impasse diante desta manobra, por conta da nacionalidade dos pais e responsáveis destes menores, que não sendo brasileiros e não possuindo cidadania, ficam impedidos de terem suas passagens e despesas custeadas pela União.
O deputado deseja avaliar possibilidades de auxílio por parte da Câmara dos Deputados e do Governo Federal para solucionar este problema o mais rápido possível.
"Todo o apoio a esta questão merece extrema atenção, pois vai muito além de trazer estas crianças ao país. Reflete-nos as mazelas de uma guerra civil, de uma crise econômica, da necessidade de políticas públicas eficientes, da regularização de imigrantes e do futuro da nação", aponta.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!