Depois da XP cancelar pesquisa, Datafolha mostra a razão: Lula derrota Bolsonaro por 56% a 31%

Depois da XP cancelar pesquisa, Datafolha mostra a razão: Lula derrota Bolsonaro por 56% a 31%

DA REDAÇÃO - A diretoria da XP Investimentos revelou, no mês passado, a insatisfação com o resultado da sua própria pesquisa mensal que mostrava o ex-presidente Lula muito à frente de todos os candidatos. Esse mês, a empresa que não constrói um palito e vive de especular com o dinheiro alheio, cancelou sua pesquisa e razão provavelmente é o fato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manter larga vantagem sobre Jair Bolsonaro da disputa eleitoral, segundo pesquisa Datafolha.

Segundo o instituto, que ouviu 3.667 eleitores de forma presencial em 190 cidades nos dias 13 a 15 de setembro, Lula tem 44% da preferência do eleitorado, contra 26% de Jair Bolsonaro. No cenário em que  João Doria é o candidato tucano, ele obtém apenas 4%. Nesse cenário, Ciro Gomes (PDT) segue em terceiro, com 9%.

Na sondagem sobre o segundo turno, Lula obtém 56% contra 31% de Jair Bolsonaro. Veja a íntegra da pesquisa na Folha de S.Paulo.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, quando não são revelados os nomes dos candidatos, Lula oscilou um ponto para mais subindo de 26% para 27%.

Bolsonaro foi de 19% para 20%, Ciro de 2% para 3% – mesma oscilação de outros. O porcentual daqueles que dizem ainda não saber em quem votar caiu de 42% para 38%. Brancos e nulos subiram de 7% para 10%.

Estimulada

Na pesquisa estimulada, Lula também aparece à frente, com larga vantagem, dos outros candidatos e marca 44% quando o governador de São Paulo, João Doria, é colocado como candidato do PSDB – com 4% das intenções de voto. Bolsonaro tem 26% e Ciro, 9%.

Com o governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB), que registrou 4%, Lula tem 42%, Bolsonaro 25% e Ciro 12%.

Além desses, o Datafolha avaliou os nomes de José Luiz Datena (PSL), que marca 4%, Simone Tebet (MDB), com 2%, Rodrigo Pacheco (DEM), 1%, e Aldo Rebedo (Sem partido), 1%. O senador Alessandro Vieira (Cidadania) não pontuou.

Rejeição

O Datafolha ainda revela que Bolsonaro tem a maior rejeição, com 59% dos eleitores dizendo que não votariam de forma alguma no presidente.

O nome de Lula é rejeitado por 38% e o de Doria por 37%.

Por Jornal da República em 17/09/2021
Aguarde..