Deputada Elika Takimoto (PT), celebra os 115 anos de imigração japonesa no Brasil, em sessão solene no Palácio Tiradentes

Deputada Elika Takimoto (PT), celebra os 115 anos de imigração japonesa no Brasil, em sessão solene no Palácio Tiradentes

Como forma de celebrar a data que marca os 115 anos da chegada do primeiro navio japonês que aportou no Brasil, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou sessão solene, nesta segunda-feira (19/06), à noite, no Palácio Tiradentes, sede histórica do Parlamento fluminense. A solenidade, que reuniu membros do consulado japonês, parlamentares da Casa e integrantes da sociedade civil organizada, foi comandada pela deputada Elika Takimoto (PT), descendente de japoneses, e homenageou Koji Fukasawa, presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira (RENMEI).

O Brasil tem a maior população japonesa fora do Japão, são cerca de duas milhões de pessoas. E no Japão, os brasileiros compõem a quinta maior comunidade estrangeira naquele país, com cerca de 204 mil pessoas. A potência da relação entre as nações foi ressaltada por Elika, primeira deputada autodeclarada amarela na Alerj.

“O vínculo entre os dois países é um dos maiores patrimônios que temos. No Brasil, há a contribuição do Japão para o desenvolvimento econômico com as indústrias, agricultura e gastronomia. Sem contar a cultura, marcada no audiovisual pelos animes consumidos por jovens. E ter uma associação como a RENMEI, que trabalha para garantir a manutenção da história nipo-brasileira, é essencial”, disse.

Moção de Aplausos

Homenageado com moção de aplausos e congratulações como representante de toda a colônia japonesa no Rio de Janeiro, Koji Fukasawa agradeceu: “É uma satisfação muito grande receber uma homenagem aqui na Alerj. Esse é o reconhecimento ao trabalho desempenhado pela colônia. Todo ano, atuamos na promoção de campeonatos esportivos e eventos culturais para manutenção da história dos imigrantes japoneses no Brasil”.

O Cônsul-Geral do Japão, Ken Hashiba, realizou homenagem póstuma a Minoru Matsuura, ex-presidente da RENMEI e personalidade Nikkei, nome dado aos descendentes de japoneses nascidos fora do Japão. “Minoru honrava os seus antepassados, tendo dedicado muito de sua vida em prol da comunidade Nikkei em todo o Brasil. Com seu sorriso acolhedor, ele me recebeu de braços abertos quando cheguei ao Rio”, comentou. A condecoração foi entregue à sua viúva e aos filhos, presentes no evento.

Sobre a relação entre os países, o Cônsul japonês disse vai continuar se esforçando para estreitar as relações entre Brasil e Japão. “Agora, desfrutamos de uma relação muito boa não só com o Rio de Janeiro, mas com todo o país”, acrescentou Hashiba.

Também presente no evento, o deputado Luís Paulo (PSD) frisou a importância da data. "Estou muito feliz em estar aqui porque nós, brasileiros, temos muito orgulho em manter essa amizade e o processo de aculturamento com a cultura japonesa", ressaltou.

O presidente da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (PREVI), João Luiz Fukunaga, contou que um terço da diretoria de altos cargos na empresa são de nipo-brasileiros. "Nós construímos uma comunidade que tem muito orgulho de olhar para o passado e, principalmente, para o futuro. É nessa perspectiva que podemos comemorar 115 anos de parceria e investimentos", afirmou.

Leia ainda: PRÉVIAS 2024: Veja quem pode ser os candidatos a Prefeito na sua cidade

Da Editoria Última Hora Online / ASCOM / Imagem: Redes Sociais

Notícias exclusivas e ilimitadas

O Última Hora Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!

Entre para os nossos grupos de WhatsApp (CLIQUE AQUI PARA ENTRAR), nossas Redes Sociais FacebookInstagram Twitter e YouTube e receba notícias diariamente.

Por Jornal da República em 20/06/2023
Aguarde..