Deputada Federal Benedita da Silva icone do PT-RJ em entrevista ao Última Hora

Quem é Benedita da Silva?

Benedita Sousa da Silva Sampaio (81) anos, é uma servidora pública, professora, auxiliar de enfermagem, assistente social e política brasileira filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi a 59ª governadora do Rio de Janeiro e atualmente é deputada federal (2023-2026). Um ícone na historia política do PT e do Rio de Janeiro.

Primeira senadora negra do Brasil, também sendo ativista política do Movimento Negro e assumidamente feminista, Benedita nasceu no dia 26 de abril de 1942, no Hospital Municipal Miguel Couto, no Rio de Janeiro.

Filha da lavadeira Maria da Conceição Sousa da Silva, e do pedreiro e lavador de carro José Tobias da Silva. A família era extremamente humilde, e viviam na favela da Praia do Pinto, no Leblon. Esta comunidade não existe mais, pois foi completamente destruída nos anos 1960 por um incêndio.

Foi a única mulher afro-brasileira eleita para o cargo de deputada federal constituinte, reeleita para um segundo mandato em 1990, sendo eleita senadora em 1994, com mais de 2 milhões e 400 mil votos, e vice-governadora no pleito de 1998. Seus mandatos foram marcados pela defesa das minorias sociais

Entrevista

Ultima Hora - Estou com a deputada federal Benedita Silva aqui no seminário do PT Rio de Janeiro. Este e um grande evento, uma grande solenidade, e foi feito com carinho, uma homenagem a eterna governadora.

Benedita, me fale um pouco o que você sentiu, como foi essa emoção dessa homenagem e o que que você espera do PT daqui pra frente?

Benedita da Silva - Olha, a homenagem me pegou de surpresa, de verdade, ninguém deixou vazar nada, foi emocionante para mim depois desses quarenta anos de vida pública, fundadora do Partido dos Trabalhadores, eu tenho certeza de que tive um momento hoje ímpar, foi emocionante, eu tô emocionada até agora, né?

Mas ao mesmo tempo o PT demonstrou amor, carinho, é isso que a gente quer levar paras ruas. E isso que a gente quer levar para o estado. Amor, carinho e políticas públicas. Porque o governo Lula é um governo que é sensível.

As causas das pessoas, dos trabalhadores, das trabalhadoras e ele fez um governo para todos e vai fazer de novo, já está fazendo um governo para todos. Não podemos confundir prioridade com apenas um segmento são políticas prioritárias, más o Brasil precisa crescer e para o Brasil crescer é preciso ter emprego, então nós temos essa batalha, tem que ter saúde, tem que ter comida, as pessoas estão passando fome é isso que os que nós esperamos nem que tenhamos que bater de porta em porta para conversar com as pessoas a respeito disso.

Com esses movimentos sociais tudo se ressurgindo, vários gêneros várias ideologias, o PT abraçando todo mundo.

Última Hora - O que você espera de uma pessoa que queira vir para o PT, qual seria o compromisso do PT para essa pessoa?

E o que você vê daqui pra frente?

Benedita da Silva - Olha, o PT tem um programa, o programa de governo não é um programa do PT, o Partido dos Trabalhadores tem um programa e no programa, o que a gente lá não exige, lá coloca, você cumpra o regulamento, cumpra o que está colocado no nosso tratado e você se andar na linha dentro do que o partido coloca como sua prioridade, defesa da soberania, defesa da democracia, a não discriminação de ninguém.

O abraçar os trabalhadores, fortalecer a luta das mulheres, quer dizer, esse é o PT, o PT que quem entra nele já recebe sua cartilhinha dizendo, olha tá aqui o estatuto do PT vai fazer o que você quiser, más aqui tá o estatuto.

E é por esse estatuto que nós temos um verdadeiro partido. Se o PT não fosse um partido organizado, durante a prisão do Lula não sei o que teria acontecido, mas nós somos organizados e é o maior partido dentro da América Latina.

Então, vim para o PT é vim para uma grande escola política.

Última Hora - Estivemos aqui com Benedito da Silva no seminário do PT do Rio de Janeiro e Benedita parabéns, são quarenta anos de luta.

Um grande trabalho. Em 81 anos de idade, então. Você que passou por tantas coisas aí no PT, quero te parabenizar e dizer, continue assim meu amigo, assim a gente vai caminhando. Muito obrigado.

Texto: Arinos Monge.

 

Por Jornal da República em 08/05/2023
Aguarde..