Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Nesta segunda-feira, dia 9, às 14 horas, no Palácio Tiradentes, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, ALERJ, fará uma solenidade em comemoração aos 70 anos da criação da Petrobras, que inclusive contará com a presença do Presidente Jean-Paul Prates.
Essa cerimônia traz grande simbolismo, pois a partir de 1951, quando foi remetida por Getúlio Vargas a mensagem sobre a questão da nacionalização do petróleo no Brasil, o Rio era a Capital Federal.
O Palácio Tiradentes, que sediava a então Câmara dos Deputados Federais, foi palco das discussões que derivaram das ruas pela campanha "O Petróleo é Nosso" e que levaram a criação da Petrobras em 3 de outubro de 1953.
Da mesma forma, quando em meados da década de 1990 houve a quebra no monopólio estatal do petróleo presente no Artigo 177 da Constituição Federal de 1988, foi no Palácio Tiradentes que conseguimos fazer as grandes discussões que enfrentaram o então forte movimento a favor da privatização da Petrobras.
Será uma cerimônia, pelo local, com muito simbolismo para aqueles que admiram a Petrobras e sua trajetória como uma empresa exemplo de superação do povo brasileiro.
Leia ainda:
Medalha Tiradentes ao presidente da Petrobrás, Jean Paul Terra Prates
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!