Deputado federal Luiz Lima (PL-RJ) critica uso de GLO pelo governo federal para fazer segurança da cúpula do G20

‘Queria saber qual o critério do governo federal para estabelecer a GLO no Rio, sendo uma medida de segurança voltada para estrangeiros. A gente tem uma carnificina no Rio de Janeiro’, afirmou

Deputado federal Luiz Lima (PL-RJ) critica uso de GLO pelo governo federal para fazer segurança da cúpula do G20

O deputado federal Luiz Lima (PL-RJ) criticou o decreto do presidente Lula (PT) que autoriza o uso da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Rio de Janeiro durante os dias da cúpula do G20, que acontecerá na cidade. Lima questionou o critério do governo federal ao aplicar a GLO exclusivamente para a segurança dos líderes estrangeiros presentes no evento.

— Queria saber qual o critério do governo federal para estabelecer a GLO no Rio de Janeiro, sendo uma medida de segurança voltada apenas para estrangeiros — declarou o deputado. — A gente tem uma carnificina no Rio de Janeiro.

A GLO permite que as Forças Armadas sejam acionadas para atuar no território nacional mediante ordem direta do presidente da República. Essa medida é reservada para casos excepcionais, em que as forças de segurança pública locais se mostram insuficientes ou em situações de grave ameaça à ordem pública.

O decreto foi publicado na última sexta-feira (8) no Diário Oficial da União, visando garantir a segurança de autoridades internacionais e dos demais envolvidos no evento, e estará em vigor entre os dias 14 e 21 de novembro. Segundo o decreto, os militares atuarão em áreas estratégicas, como o perímetro do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde ocorrerão os encontros do G20, a Marina da Glória, o Monumento Estácio de Sá e os locais de hospedagem das delegações dos chefes de Estado.

Com informações da Folha de S. Paulo.

Por Jornal da República em 13/11/2024
Aguarde..