Deputado Felipinho Ravis lamenta problemas causados pelas fortes chuvas em Nova Iguaçu

Desde a madrugada de sábado (13), o parlamentar segue nas ruas ajudando a população e acompanhando o trabalho das equipes da Defesa Civil.

Deputado Felipinho Ravis lamenta problemas causados pelas fortes chuvas em Nova Iguaçu

O deputado Felipinho Ravis usou suas redes sociais neste domingo para lamentar os estragos causados pelas fortes chuvas que assolaram a população de Nova Iguaçu durante todo o final de semana. Desde a madrugada de sábado, o deputado está nas ruas com sua equipe acompanhando o trabalho da Defesa Civil.

“Estamos imersos em lágrimas e tristeza, testemunhando mais uma vez bens e vidas naufragarem diante das chuvas, refletindo a falta de estrutura no país e, especificamente, em nossa cidade”, disse Ravis.

De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil (SMDC), foram 235 mm de chuva em 14 horas, entre 18h30m e 8h30m, o maior volume já registrado na cidade neste período de tempo desde o início das medições dos índices pluviométricos, em 2008. O município segue em alerta máximo.

O bairro Moquetá foi o mais atingido, com 57mm de chuva em apenas uma hora. Uma mulher está desaparecida após a queda de um veículo no Rio Botas, no trecho entre Nova Iguaçu e Belford Roxo. Equipes do Corpo de Bombeiros fazem buscas na cidade vizinha.

Até o momento, 41 ocorrências foram registradas, sendo 34 delas alagamentos e inundações em diversos bairros. Há também registros de desabamento de imóvel, deslizamento de barreira e ameaças de queda de poste.

As equipes seguem realizando a limpeza e a desobstrução de bueiros, valões e rios, assim como a remoção de entulhos. A prefeitura informou ainda que os semáforos da Via Light já foram religados e que toda a sinalização de transito da cidade está sendo revista.

A Secretaria de Assistência Social e a Fundação Leão XIII estão dando isenção de tarifas para a retirada de segunda via de documentos para as pessoas que sua documentação na tragédia.

O deputado informou ainda que segue em contato com o governador Cláudio Castro; com o vice, Thiago Pampolha; com a secretaria de Serviço Social, Rosângela Gomes; e com o prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa; trocando informações e monitorando a situação de perto.

“É hora de garantir que cada cidadão de bem tenha seu direito à dignidade respeitado. Não podemos mais tolerar essa situação. Inconformados e sofrendo por cada perda, lutarei incansavelmente para que nosso clamor seja ouvido e atendido”, defendeu o parlamentar.

Após uma reunião entre Rogerio Lisboa e Thiago Pampolha, com a participação de Felipinho Ravis e de alguns secretários estaduais e municipais, a prefeitura montou um gabinete de gerenciamento de crise, que deverá funcionar até que a cidade volte à normalidade.

Outra autoridade a se manifestar sobre a tragédia das chuvas na região foi o deputado federal Dr. Luizinho. Ao lado do vice-governador, Thiago Pampolha, o deputado anunciou a realização de uma grande obra por toda extensão do rio Botas, onde a maior parte dos alagamentos ocorreram. A obra é uma antiga solicitação de Felipinho Ravis, que comemorou: “Há muito tempo venho solicitando a realização desta obra, mas agora parece que ela finalmente sairá do papel”, disse.

Crédito da imagem: divulgação.

Por Jornal da República em 19/01/2024
Aguarde..