Deputado Julio Cesar Ribeiro propõe projeto que define eSports como modalidade esportiva

Deputado Julio Cesar Ribeiro propõe projeto que define eSports como modalidade esportiva

A modalidade contempla competições realizadas por meio de jogos eletrônicos entre atletas profissionais ou amadores, reunidos de maneira presencial ou online

O Projeto de Lei 205/23 define os "esports" ou "eSports" como modalidade esportiva para todos os efeitos legais. O texto considera "esports" ou “eSports” competições realizadas por meio de jogos eletrônicos entre atletas profissionais ou amadores, reunidos de maneira presencial ou online. A proposta está sendo analisada pela Câmara dos Deputados.

Em entrevista recente, a ministra do Esporte, Ana Moser, ex-atleta de vôlei, disse que os eSports não devem ser vistos como uma modalidade esportiva. Para ela, os esportes eletrônicos fazem parte da indústria do entretenimento e não da esportiva. Como argumento a ministra comparou o treinamento de atletas para uma competição com a preparação de um artista para um show.

O autor do projeto, deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), no entanto, entende que questionamentos sobre a prática esportiva eletrônica acabam atrapalhando o crescimento da modalidade.

“Com essa indefinição sobre os jogos eletrônicos, muitos praticantes não conseguem receber o bolsa atleta nem outros benefícios da Lei de Incentivo ao Esporte e do Governo Federal”, argumenta o autor. Ele diz ainda que a falta de regulamentação da questão acaba freando o crescimento da modalidade.

Por fim, o projeto determina que jogos com conteúdo sexual, que propague mensagem de ódio, preconceito, discriminação ou façam apologia ao uso de drogas não serão considerados eSports.

 

Por Jornal da República em 19/02/2023
Aguarde..