Deputado Rafael Prudente, conquista vitória para o Distrito Federal e avanços no Meio Ambiente

O deputado Rafael Prudente, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, celebrou uma importante vitória para o Distrito Federal, ao conseguir barrar uma proposta do governo federal que ameaçava reduzir a arrecadação local. A proposta, que visava alterar a base de cálculo do Fundo Constitucional do Distrito Federal, poderia gerar um prejuízo de mais de R$ 10 bilhões até 2030. Rafael, junto com lideranças partidárias, conseguiu convencer o relator do projeto a retirar a parte que tratava Essas mudanças no texto, garantindo, assim, a manutenção dos recursos para o capital.

Em uma entrevista recente, Rafael expressou sua satisfação com o resultado, destacando o impacto positivo para os investimentos, o pagamento dos servidores e a manutenção dos compromissos com a população do Distrito Federal. Ele também alertou para a possibilidade de novos desafios no futuro, já que o governo federal, após duas derrotas, poderia tentar novas modificações.

Além disso, o deputado falou sobre os avanços na Comissão de Meio Ambiente, destacando a aprovação de projetos importantes, como o comércio de créditos de carbono e a pauta da economia verde, que ganhou força com a COP 2024. Rafael ressaltou a importância da discussão sobre a sustentabilidade, mencionando o exemplo do governador do Pará, Helder Barbalho, que realizou uma transação no mercado privado de carbono no valor de R$ 1 bilhão.

A comissão também avançou em questões relacionadas à causa animal, mineração e bioinsumos. Rafael destacou que, até o final do ano, apresentou um balanço das atividades da comissão, que teve um desempenho significativo em comparação com os últimos cinco anos. Ele espera deixar um bom legado para o próximo presidente da comissão, que assumirá a carga em março de 2025.

Por fim, o deputado comentou sobre a questão da energia nuclear, particularmente relevante para o Rio de Janeiro, com os projetos de Angra 1, 2 e 3. Embora o processo seja complexo e exija regulamentações do Ministério de Minas e Energia, Rafael considera um grande avanço na transformação da energia nuclear em uma fonte limpa, o que pode beneficiar o estado fluminense.

O trabalho do deputado Rafael reflete não apenas seu compromisso com o Distrito Federal, mas também com a sustentabilidade e as questões ambientais, que continuam sendo pautas centrais em sua atuação na Câmara.

Por Jéssica Porto e Robson Talber/ Repórter Ralph Lichotti

 

Por Jornal da República em 19/12/2024
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Deputados da Alerj também repudiam fala de Lula sobre reação de Israel aos terroristas do Hamas
19 de Fevereiro de 2024

Deputados da Alerj também repudiam fala de Lula sobre reação de Israel aos terroristas do Hamas

Brasil quita dívidas com organismos internacionais
05 de Janeiro de 2024

Brasil quita dívidas com organismos internacionais

Guerras além da Ucrânia 1: Etiópia
14 de Março de 2022

Guerras além da Ucrânia 1: Etiópia

Após apelo de Trump, Putin diz que militares ucranianos que se renderem em Kursk terão garantia de vida e tratamento digno
15 de Março de 2025

Após apelo de Trump, Putin diz que militares ucranianos que se renderem em Kursk terão garantia de vida e tratamento digno

Aguarde..