Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O deputado estadual e candidato à Prefeitura Municipal de Petrópolis, Yuri Moura, aprovou na última terça-feira (06/08) indicação legislativa que propõe a criação de Centros de Apoio aos Motoboys e Entregadores no Estado do Rio de Janeiro.
A proposta contará com uma emenda impositiva no valor de R$200 mil, do próprio parlamentar, objetivando oferecer condições adequadas de trabalho, descanso e segurança para esses profissionais, que desempenham um papel fundamental na sociedade.
Inspirada pela situação de precarização enfrentada diariamente pelos motoboys, que muitas vezes são vistos almoçando em calçadas ou buscando abrigo sob marquises, sem local para descanso ou estacionamento, a proposta visa conferir dignidade a esses trabalhadores. “Idealizar e construir centros de apoio aos entregadores de aplicativo é reconhecer o quanto eles foram e são fundamentais. Por isso lutei para aprovar o projeto e indicarei recursos. Agradeço ao Slan Gigante, trabalhador autônomo, que me ajudou na construção dessa proposta, em diálogos com os motoboys!”, destacou Yuri. “Foi graças a esses profissionais que as famílias puderam enfrentar a pandemia em segurança, recebendo alimentação e medicamentos em casa”.
Os centros de apoio propostos devem contar com estacionamento para motos e bicicletas, sanitários equipados, salas de descanso com mesas, cadeiras, acesso à internet, e copas com micro-ondas. “Esses espaços, destinados exclusivamente aos profissionais regularizados, sem motos adulteradas, significa um avanço no reconhecimento e valorização dos motoboys, que muitas vezes arriscam suas vidas para atender a população e até mesmo sofrem ameaças e agressões diariamente”, lembra Yuri.
Além de beneficiar Petrópolis, a iniciativa tem potencial para ser replicada em outros municípios do Estado, em parceria com universidades públicas e organizações da sociedade civil.
Aprovada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), a indicação legislativa agora aguarda o envio de um projeto de lei pelo governador, que deverá detalhar o programa para a implementação dos centros de apoio. Yuri Moura reafirmou seu compromisso em lutar pela efetivação da proposta em Petrópolis, garantindo mais conforto e reconhecimento para esses trabalhadores essenciais.
"Nos piores momentos, os motoboys não se esconderam", ressaltou o deputado. "Correram riscos durante a pandemia e se arriscaram em tragédias. Atendem milhões de pessoas todos os dias. Agora, é hora de garantir que possam trabalhar com mais segurança e dignidade."
SERVIÇO
YURI MOURA
Yuri é petropolitano, pai, professor de história e gestor público especializado em cidades. Em 2023, iniciou seu mandato como Deputado Estadual, conquistando o voto de 25.479 eleitores. Antes disso, destacou-se como vereador em Petrópolis, sendo o mais votado nas eleições de 2020.
Na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Yuri assumiu a liderança do PSOL e integrou importantes comissões, incluindo Constituição e Justiça, Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional, e Política Urbana, Habitação e Assuntos Fundiários. Criou também a Frente Parlamentar de Prevenção às Tragédias e por Moradia Digna, garantindo mais de 20 milhões em verba para as cidades do interior, com destaque para Petrópolis, e realizando fiscalizações de obras paralisadas.
Yuri também tem atuação na defesa do desenvolvimento sustentável e da preservação do Meio Ambiente como uma das formas de prevenção às tragédias. Em dezembro, Yuri esteve na COP 28, nos Emirados Árabes, representando a Alerj e os municípios do interior fluminense.
Além da gestão pública, é apaixonado pela educação. Fundou a Escola Popular, projeto com educadores voluntários que já ajudou mais de mil jovens e adultos a concluírem o ensino fundamental e médio e na preparação para concursos públicos e que possui atuação em ao menos três cidades.
Yuri destaca-se na sua luta por moradia digna e também na luta contra a fome. Ele é autor do Projeto de Lei das Cozinhas Comunitárias aprovado na Alerj, que permite o uso de cozinhas escolares para a distribuição de refeições às pessoas que mais precisam. Também propôs a CPI da ENEL, incorporada à CPI dos Serviços Delegados e Agências Reguladoras.
No ano passado, criou o projeto “Caravana das Cidades” visitando os municípios fluminenses, em especial do interior, para diagnosticar os principais problemas e articular verbas para as cidades.
MARCOS NOVAES
Marcos Novaes, 59 anos, é pesquisador e consultor na área de gestão pública e pesquisa de mercado. Foi dirigente partidário, presidente da Comdep (2001-2004) e vereador (2005-2008). Também foi candidato a prefeito em 2008, obtendo cerca de 27 mil votos. Em 2010 foi um dos coordenadores escolhidos por Marina Silva para sua campanha presidencial.
Atuou por muitos anos na área de comunicação como fotógrafo, jornalista, publicitário e produtor de eventos. Afastou-se da política por alguns anos, dedicando-se à vida profissional, atuando fora da cidade e até no exterior. Apesar disso, nunca deixou de morar em Petrópolis - onde chegou, vindo de Santa Catarina, em 1972, aos seis anos de idade. Novaes era presidente do PDT de Petrópolis até decidir se filiar à Rede Sustentabilidade.
COMUNICAÇÃO LIVRE
Carla Coelho
Jornalista e Produtora Cultural
(24) 2231-9707/ (24) 99955-2730
Instagram: @carlacoelho.jornalista
carlacoelho.jornalista@gmail.com
Comunicação Livre
Instagram: @comunicacaolivre
Facebook: @comunicacaolivrelivre
Travessa Luiz Mendes Rodrigues, 38
25.710-195 Cascatinha – Petrópolis/ RJ
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!