Deputados da Alerj querem proibir a cobrança de sacolas plásticas nos supermercados

Marcus Vinícius e Filippe Poubel justificam que a crise econômica penaliza demais os consumidores

Deputados da Alerj querem proibir a cobrança de sacolas plásticas nos supermercados

Em tempos de desemprego e altas no preço dos alimentos, a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) poderá anular a cobrança de sacolas plásticas em supermercados. A Casa vai analisar projetos com esse objetivo, apresentados pelos deputados Marcus Vinícius (PTB) e Filippe Poubel (PSL).

As propostas pedem a anulação do Artigo 2º da Lei 5502/2009, que veda a distribuição gratuita de sacolas plásticas nos mercados e estabelecimentos alimentícios com mais de 10 funcionários. 

Marcus Vinícius e Poubel justificam que a crise financeira derivada da pandemia Covid-19 atinge em cheio os brasileiros, principalmente das camadas mais pobres.

“O povo está sem dinheiro para comprar comida. Não faz sentido pagar para levar para casa o pouco que compra. Toda economia é de suma importância para tentar, de alguma forma, sanar a crise financeira enfrentada pelas famílias”, afirma Marcus Vinícius, autor do projeto de lei 5052/2021.

O deputado Filippe Poubel lembra que a legislação que instituiu a cobrança das sacolas plásticas tinha dentre as finalidades reduzir os custos empresariais e, consequentemente, o reflexo no preço final dos produtos comercializados.

“A redução dos custos não foi repassada aos consumidores, por isso eu considero coerente anular a cobrança para beneficiar os que mais necessitam. Desonerando o consumidor, iremos possibilitar o aumento do poder de compra de alimentos, pois teremos a economia de gastos em sacolas plásticas e retornáveis, que atualmente impactam diretamente nas contas da população”, defende Filippe Poubel, autor do projeto de lei 5065/2021. Nesta terça-feira (09/11), o deputado protocola na Alerj pedido de urgência para votação da proposta.

Filippe Poubel e Marcus Vinícius justificam que a pandemia reduziu muito o poder de compra da população, não sendo justo pagar por sacolas

Por Jornal da República em 09/11/2021
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Cogitado nome de Deputada Estadual Zeidan para prefeita  2024, em Itaboraí
16 de Março de 2023

Cogitado nome de Deputada Estadual Zeidan para prefeita 2024, em Itaboraí

Niterói inaugura 20º núcleo do 60UP, no Rio do Ouro
17 de Janeiro de 2023

Niterói inaugura 20º núcleo do 60UP, no Rio do Ouro

Novex Rio Praia Camarote 2024 promoverá coquetel de lançamento
18 de Outubro de 2023

Novex Rio Praia Camarote 2024 promoverá coquetel de lançamento

Macaé: fiscais de transportes atuam para cumprimento da legislação vigente
11 de Novembro de 2021

Macaé: fiscais de transportes atuam para cumprimento da legislação vigente

Aguarde..